Ouça a matéria:

Dia do Motociclista: 5 dicas sobre manutenção e condução segura

Dentre os comportamentos que podem provocar acidentes de trânsito estão desatenção, instabilidade emocional, além de problemas mecânicos do veículo. (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

O Dia do Motociclista, comemorado nesta quarta-feira (27), chama atenção para os amantes desse veículo de duas rodas. É importante ficar atento com a manutenção da moto, assim como, para a condução mais segura. Confira as dicas:

Guiar uma moto, aliás, exige uma série de conhecimentos teóricos e práticos, bem como cuidado com acidentes de trânsito, que, para os condutores deste tipo de veículo, tem uma maior tendência a ser fatal.

De acordo com Wilham Alves, agente de trânsito da Lei Seca e que também atua no setor de educação no trânsito do Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB), a maioria absoluta de ocorrências de trânsito são causadas por falha humana.

“Para cada uma morte relacionada a sinistro com automóveis, duas pessoas ficam sequeladas. Quando a gente faz essa comparação com motociclistas, para cada uma morte a gente tem o número de 10 sequelados. 90% desses sinistros são ocasionados por falha humana”

Dentre os comportamentos que podem provocar acidentes de trânsito estão desatenção, instabilidade emocional, além de problemas mecânicos do veículo. A reportagem do Portal T5 lista agora cinco dicas sobre condução segura e manutenção.

1 - Cuidado com horários

De acordo com Wilham Alves, a pressa é uma das maiores inimigas do trânsito sobre duas rodas. Isso porque, num veículo de menor porte e que transita mais rápido na via, é mais fácil o condutor acelerar para tentar compensar o tempo perdido.

“O condutor pode se programar para sair antes de casa. Muitas vezes ele sai atrasado e, em virtude disso, ele tende a desenvolver uma velocidade incompatível com a via, principalmente no caso dos motociclistas. Se ele se programar para sair com bom tempo de antecedência, ele vai tender a conduzir o veículo numa velocidade condizente com a via”, explicou.

2 - Uso do capacete 

O uso do equipamento de segurança na cabeça é lei e é item indispensável para a proteção de quem está guiando a moto. O seu uso pode reduzir consideravelmente danos na região cranial em caso de acidentes.

“É importante o capacete estar afivelado, com a viseira abaixada para evitar que algum inseto venha a atingir seu rosto e aí faça com que ele perca o controle do veículo”, disse o representante do Detran.

3 - Distância de segurança

Devido ao fato de conduzirem um veículo de menor porte, motociclistas devem evitar ficar próximos de automóveis maiores. É importante manter um espaço de cinco metros entre os veículos.

“Eles são muito vulneráveis quando se compara o motociclista com o condutor de quatro rodas haja visto que seu corpo está mais exposto em caso de um sinistro”, informou.

4 - Manutenção

Uma medida simples e que pode evitar acidentes é a lubrificação dos cabos de freio, embreagem e acelerador. A manutenção evita que os equipamentos se rompam. É importante se atentar à regulagem. 

5 - Freios

Devido à exposição do condutor, a manutenção dos freios é essencial para motociclistas. Na maioria dos casos, o desgaste pode ser observado a olho nu. Freios a tambor com lonas costumam apresentar ruído, enquanto que freios a disco precisam de trocas de fluídos a cada dois anos.





Do T5
Compartilhar no Google Plus
0 comentários (convencional)
comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO! O teor/conteúdo e/ou linguagem de cada comentário é de responsabilidade de quem o manifestou. No entanto, seguindo preceitos de ética e respeito, nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários que violem o propósito democrático do Portal Sem Censura PB ou que utilize-se de palavras inadequadas ou ofensivas à honra alheia.