Ouça a matéria:

Seis nomes já figuram como candidatos ao Governo da Paraíba e eleição promete ser acirrada


As eleições de 2022 prenunciam uma disputa acirrada para definir quem sentará na cadeira de chefe do executivo paraibano a partir de 1° de janeiro de 2023. Até agora, pelo seis nomes figuram no cenário eleitoral da Paraíba afim de ocupar o Palácio da Redenção.

João Azevêdo (Cidadania) é o candidato natural e nome mais forte, até agora, pois como atual governador vai fazer jus ao seu direito à reeleição. Azevêdo vai colocar na mesa todo seu poder de articulação e vantagem de estar sentado na cadeira mais importante do estado para manter um grupo coeso que possa dar sustentação a sua recondução como governador.

O jovem deputado federal, Pedro Cunha Lima (PSDB), surgiu como a alternativa mais viável no campo da oposição para enfrentar João Azevêdo, depois da desistência do ex-prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues (PSD), que anunciou que disputará uma cadeira na Câmara Federal, frustrando a oposição da Paraíba que apostava nele as fichas para derrotar o atual governador. 

Luciano Cartaxo (PT), ex-prefeito de João Pessoa e também ex-vice-governador da Paraíba, volta ao Partido dos Trabalhadores depois de ter abandonado a sigla no auge das crises de corrupção dos governos petista, embalado pelas pesquisas eleitorais que mostram o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como favorito para ocupar, pela terceira, vez o Palácio da Alvorada como mandatário máximo do Brasil. E Cartaxo já avisou que, embora essa não tenha sido a condição para voltar ao PT, coloca seu nome para a disputa a governador. 

Quem também quer seu lugar ao sol, ou melhor, no Palácio da Redenção, é a atual vice-governadora Lígia Feliciano (PDT). Lígia sempre se manteve discreta na figura de vice-governadora, mas nos últimos dias entregou os cargos que tinha no governo e divulgou um vídeo nas redes sociais onde deixou claro o embate com João Azevêdo. O presidente nacional do partido dela, Carlos Lupi, já anunciou aos quatro cantos que ela será candidata a governadora pelo PDT.

No espectro da direita paraibana, o comunicador Nivan Ferreira (PTB) aposta em sua identificação com o presidente Bolsonaro para cooptar o eleitorado mais radical e se sagrar o novo governador da Paraíba. Em 2018, Nivan Ferreira foi ao segundo turno das eleições para prefeito de João Pessoa e mostrou que é uma liderança emergente dos novos tempos da política  paraibana e brasileira. 

Eleito na onda Bolsonarista, Cabo Gilberto (PSL), surfou na popularidade do presidente Jair Bolsonaro e se elegeu deputado estadual. Como Nilvan Ferreira o deputado quer buscar, no mesmo nicho político, o voto dos bolsonaristas para se tornar governador.

Por Clauber Beserra
Compartilhar no Google Plus
0 comentários (convencional)
comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO! O teor/conteúdo e/ou linguagem de cada comentário é de responsabilidade de quem o manifestou. No entanto, seguindo preceitos de ética e respeito, nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários que violem o propósito democrático do Portal Sem Censura PB ou que utilize-se de palavras inadequadas ou ofensivas à honra alheia.