Ouça a matéria:

Após denúncias contra Bruno Guimarães, superintendente da Caixa na Paraíba é afastada também por assédio moral e bancários fazem protesto em João Pessoa

Bancários da Paraíba vão protestar e pedir justiça às vítimas de assédio na Caixa nesta quinta-feira. (Foto: Divulgação)

Bancários da Paraíba protestam nesta quinta-feira (7) contra o assédio moral e sexual na Caixa Econômica Federal. O ato público acontece na Agência Cabo Branco, no Centro de João Pessoa, a partir das 9h. Na Paraíba, diversos episódios de assédio também estão sob investigação contra uma das superintendentes do banco público que chegou a ser afastada do cargo.

Os casos de assédio teriam ocorrido nas agências da Caixa em Campina Grande e de cidades da região do sertão e do brejo paraibanos. Pelo menos 10 servidores reportaram denúncia à corregedoria contra Maria Aline Xavier de Paiva, Superintendente de Rede da Superintendência Regional Campina Grande, nomeada em 2019. Atualmente, Aline Paiva está afastada e respondendo processo administrativo.

Em entrevista, o presidente do Sindicato, Lindonjhonson Almeida, destacou que os movimentos sociais cobram que medidas mais efetivas sejam adotadas diante das acusações. “De acordo com o que vivenciamos aqui na Paraíba no início do ano, com denúncias da prática de assédio moral envolvendo uma superintendência regional, nos chama a atenção que fatos dessa natureza tenham aumentado muito desde o início do governo de Bolsonaro, que é muito amigo do ex-presidente da Caixa, Pedro Guimarães. Em todas as manifestações país afora, as entidades sindicais cobram apuração, acolhimento das vítimas e a rigorosa punição para os culpados ou culpadas. Afinal, assédio é crime!”, destacou

O ato público também tem como objetivo intensificar as denúncias de assédio sexual e moral feitas por empregadas da Caixa contra a conduta de seu ex-presidente, Pedro Guimarães. Há exatamente uma semana, reportagem do portal Metrópoles divulgou relato de ao menos cinco vítimas que denunciaram toques em partes íntimas sem consentimento, por parte de Guimarães, além de falas, abordagens e convites inconvenientes e desrespeitosos. Os casos de assédio teriam ocorrido em situações em que funcionárias viajavam com o ex-presidente da Caixa por determinação dele. 

Com faixas, carro de som e cartazes, as manifestações também exigirão que as investigações iniciadas pelo Ministério Público Federal (MPF) e do Trabalho (MPT) sejam aprofundadas. O dia de luta também antecipa as reivindicações que foram levadas pelos bancários para a mesa de negociação com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), nesta quarta-feira (6).






Da Redação
com clickpb
Compartilhar no Google Plus
0 comentários (convencional)
comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO! O teor/conteúdo e/ou linguagem de cada comentário é de responsabilidade de quem o manifestou. No entanto, seguindo preceitos de ética e respeito, nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários que violem o propósito democrático do Portal Sem Censura PB ou que utilize-se de palavras inadequadas ou ofensivas à honra alheia.