Ouça a matéria:

Governador da PB lança cadastro para interessados em receber estagiários do Primeira Chance

O governador João Azevêdo lançou, nessa segunda-feira (12), durante o programa semanal ‘Conversa com o Governador’, transmitido em cadeia estadual pela Rádio Tabajara, o edital para cadastro de empresas públicas e privadas interessadas em receber estagiários bolsistas do programa estadual Primeira Chance. São 350 vagas de estágio para alunos da 3ª série do Ensino Médio dos cursos técnicos da Rede Estadual de Ensino, com bolsas de R$ 500,00. As vagas serão distribuídas em 38 cidades do Estado, contemplando 11 eixos tecnológicos.

“Nós estamos preparando a mão de obra para o mercado de trabalho e garantindo profissionais qualificados para as empresas. O Primeira Chance é um grande projeto destinado aos nossos jovens e eu espero que mais empresas façam essa adesão ao edital que estamos publicando”, ressaltou o governador João Azevêdo.

A Chamada Pública, publicada por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia, visa estimular nos setores produtivos a contratação de estagiários, incentivando as políticas públicas e desenvolvimento da educação profissional, assim como, proporcionar aos estudantes da Rede Estadual de Ensino espaços de aprendizagem nos quais possam aprimorar competências e habilidades adquiridas na formação profissional e técnica.

O edital será publicado no Diário Oficial do Estado e os documentos e procedimentos estarão disponíveis no endereço eletrônico http://primeirachance.seect.pb.gov.br/. As empresas poderão se inscrever a partir desta terça-feira (13) pelo formulário eletrônico http://primeirachance.seect.pb.gov.br  até o dia 25 de julho.

No ato da inscrição, as empresas deverão apresentar documentação relativa à regularidade fiscal e trabalhista. Cada empresa poderá apresentar apenas uma inscrição. Caso haja mais de uma inscrição do mesmo candidato, será considerada a última inscrição, registrada por CNPJ.

A previsão é que os estágios tenham início em setembro, a depender dos decretos estaduais de funcionamento das empresas em virtude da pandemia. A carga horária é de 20h semanais e a bolsa de R$ 500,00, que será paga pelo Governo do Estado, ficando as empresas com os custos de seguro saúde e vale transporte.

As vagas são para as áreas de Ambiente e Saúde; Controle e Processos Industriais; Gestão e Negócios; Informação e Comunicação; Infraestrutura; Produção Alimentícia; Produção Cultural e Design; Produção Industrial; Recursos Naturais; Segurança; Turismo; Hospitalidade e Lazer. Serão distribuídas de acordo com a quantidade de empresas e alunos inscritos no processo seletivo.

Seleção dos Estudantes

Após a divulgação das empresas selecionadas, no dia 01 de agosto, serão realizadas as entrevistas com os estudantes para ocuparem as vagas, no período de 09 a 20 de agosto. Serão convocados para as entrevistas no máximo três vezes o número de estudantes cadastrados no banco de talentos do Programa Estadual Primeira Chance, que estejam devidamente cadastrados por curso de acordo com a demanda solicitada pelas empresas.

Por conta da pandemia do novo coronavírus, as entrevistas acontecerão de forma remota por link do meet enviado pela coordenação. Participarão da entrevista o aluno, um representante da coordenação do programa, o coordenador de estágio da escola e um representante da empresa.

Os candidatos serão classificados, individualmente, por meio da média ponderada da soma da nota acadêmica (peso 2,0) e da nota da entrevista (peso 3,0) que será acompanhada pelo responsável pela supervisão de estágio da escola de origem do estudante, a ser realizada pelo representante da empresa classificada, que atribuirá uma nota. A nota acadêmica será formada pela média ponderada de acordo com as disciplinas técnicas (peso 2,0), de Língua Portuguesa (peso 1,0), de Matemática (peso 1,0) e Língua inglesa (peso 1,0), tendo como referência as 1ª e 2ª séries do ensino médio.




Da Redação
com Secom
Compartilhar no Google Plus
0 comentários (convencional)
comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO! O teor/conteúdo e/ou linguagem de cada comentário é de responsabilidade de quem o manifestou. No entanto, seguindo preceitos de ética e respeito, nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários que violem o propósito democrático do Portal Sem Censura PB ou que utilize-se de palavras inadequadas ou ofensivas à honra alheia.