Ouça a matéria:

Novos casos dobram em 24 horas no Brasil e Saúde confirma 38.406 mortes

O Ministério da Saúde confirmou hoje o segundo maior número de casos registrados em 24 horas: 32.091. O índice é mais que o dobro do de ontem, de 15.654. No total, já são 739.503 pessoas diagnosticadas com covid-19 no país. A taxa mais alta foi registrada em 30 de maio, quando 33.274 foram anunciados.

O número de novas mortes registradas, de 1.272, é o terceiro mais alto desde o início da pandemia, cujo ápice foram 1.473 em 4 de junho. No total, são 38.406 mortes já confirmadas.

O aumento coincide com o retorno da apresentação dos dados consolidados de casos e óbitos pela pasta, algo que não ocorria desde sexta-feira (6). Ontem à noite, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou que o Ministério da Saúde retomasse hoje a divulgação dos números acumulados em seu portal.

Os pacientes recuperados chegam a quase 400 mil, enquanto os casos em acompanhamento são 390.033.

O Ministério da Saúde anunciou ontem que mudará a contagem do número diário de óbitos. O governo quer contabilizar “números reais” das mortes naquele dia, e não o total que traz mortes que ocorreram em outros dias, mas que só foram registradas depois, entrando na contagem de outra data.

O ministro interino da Saúde, general Eduardo Pazuello, disse hoje que o governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) “buscou números reais” sobre os casos e óbitos em decorrência da covid-19 e “nunca mudou dados”. Segundo ele, o novo sistema proposto demorou a ficar pronto.

“Os números nunca serão mudados. Estávamos buscando o número verdadeiro para evitar a subnotificação e não buscar a hipernotificação”, afirmou o interino durante a reunião do Conselho Ministerial hoje, em Brasília.

“Quando olhamos no registro, tem a data do óbito. Não tem nada a ver com mudança de números, os óbitos estão registrados. Mas o registro daquele dia não significa que a morte ocorreu naquele dia. Então você vai corrigindo os dados anteriores e aí você vai entendendo a curva. Se nós lançarmos no dia em que a pessoa morreu, temos a curva mais exata. Estávamos buscando os números reais”, justificou Pazuello.

Consórcio da imprensa

Vale lembrar que, em resposta à decisão do governo Jair Bolsonaro de restringir o acesso a dados sobre a pandemia de covid-19, os veículos de comunicação UOL, O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo, O Globo, G1 e Extra formaram um consórcio para trabalhar de forma colaborativa para buscar as informações necessárias diretamente nas secretarias estaduais de Saúde das 27 unidades da Federação.

O governo federal, por meio do Ministério da Saúde, deveria ser a fonte natural desses números, mas atitudes recentes de autoridades e do próprio presidente colocam em dúvida a disponibilidade dos dados e sua precisão.

Ontem, os números oficiais revelados pela pasta foram inferiores aos obtidos pelo levantamento feito.

Aumento de óbitos em São Paulo

O estado de São Paulo teve 5.545 casos de covid-19 e 334 mortes confirmadas pela doença nas últimas 24 horas — número mais alto desde o início da pandemia. O recorde anterior era de 327 vítimas do novo coronavírus, registrado no dia 2 de junho. Ontem, foram confirmados 43 óbitos no estado.

No total, São Paulo contabiliza 9.522 mortes e 150.138 de casos de pessoas infectadas pela covid-19.

Os números não indicam que as mortes ocorreram no período, mas o momento em que foram oficialmente registradas. Por conta do período de incubação do novo coronavírus, os dados podem indicar contaminações que ocorreram até cerca de duas semanas atrás.


Do UOL
Compartilhar no Google Plus
0 comentários (convencional)
comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO! O teor/conteúdo e/ou linguagem de cada comentário é de responsabilidade de quem o manifestou. No entanto, seguindo preceitos de ética e respeito, nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários que violem o propósito democrático do Portal Sem Censura PB ou que utilize-se de palavras inadequadas ou ofensivas à honra alheia.