Ouça a matéria:

Mari cai ainda mais no Ranking de Transparência do TCE/PB e acende alerta para que população cobre mais informações sobre gastos

Foto: Prefeito de Mari, Antônio Gomes
O município de Mari, situado na região da zona da mata paraibana, permanece caindo no índice de transparência no que se diz respeito aos atos da administração pública. Por lei, informações sobre gastos em geral, receitas, despesas, licitações e outros atos administrativo-financeiros devem estar disponíveis para consulta de qualquer cidadão no portal do município.

Segundo o ranking de transparência do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE/PB), através do sistema Turmalina, o qual verifica em tempo real a situação dos municípios paraibanos no tocante à transparência, Mari caiu ainda mais no ranking em relação ao ano passado, já que conforme a verificação feita nesta quinta-feira (23), a cidade está na posição 196 (cento e noventa e seis).

Comparando com a medição do sistema do TCE/PB do ano passado, nota-se que em menos de um ano Mari caiu cerca de quarenta e oito posições, já que em agosto de 2019 se encontrava na posição 148.

Veja a tela com a nova medição do ranking:
Mari aparece na posição 196 no ranking de transparência do TCE/PB (Foto: reprodução)
A queda constante do município no ranking acende o alerta para que a população e os vereadores, estes na qualidade de fiscalizadores dos atos do poder executivo, cobrem mais transparência por parte da gestão municipal, principalmente neste período em que o município decretou calamidade pública e além de ter recebido recursos extras para o combate à atual pandemia, tem maiores “facilidades” para contratar e efetuar compras além de outros gastos.

O ranking do sistema Turmalina (do TCE/PB) leva em consideração o conteúdo, a frequência de atualização e a facilidade de uso dos portais de transparência orçamentária dos municípios e serve de indicador para que a população fique de olho na transparência da administração de sua cidade.


Da Redação
Do SEM CENSURA PB



Compartilhar no Google Plus
0 comentários (convencional)
comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO! O teor/conteúdo e/ou linguagem de cada comentário é de responsabilidade de quem o manifestou. No entanto, seguindo preceitos de ética e respeito, nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários que violem o propósito democrático do Portal Sem Censura PB ou que utilize-se de palavras inadequadas ou ofensivas à honra alheia.