Ouça a matéria:

Com histórico de queda no Ranking de Transparência do MPF, Prefeitura de Mari cai mais de 100 posições no Ranking de Transparência do TCE/PB

Antônio Gomes (atual prefeito de Mari/PB)
O nível de transparência de estados e municípios brasileiros aumentou cerca de 31% em seis meses, a partir da atuação coordenada do Ministério Público Federal (MPF) em todo o país durante o ano de 2016. Esse é um dos resultados obtidos pelo projeto Ranking Nacional da Transparência, patrocinado pela Câmara de Combate à Corrupção do MPF.
Na Paraíba, o município de Mari, localizado na Zona da Mata, ocupava a posição 97° no ranking de transparência do MPF, conforme duas avaliações, sendo uma em 2015 e outra em 2016 (dois ultimos anos da gestão do ex-prefeito Marcos Aurélio Martins de Paiva), com o tratamento dos dados divulgados pela administração. Todos os 223 municípios paraibanos foram avaliados pelo MPF. Com isso, na última avaliação, o município de Mari, ficou apenas com a nota 6.6, em uma escala que vai de zero a dez. (Confira a lista completa AQUI).

Responsabilização 
Nos casos de descumprimento por parte dos municípios, além das ações civis públicas que cobram o cumprimento das leis de transparência, o MPF analisa a possibilidade de responsabilização dos gestores por meio de ações de improbidade administrativa.
MARI NO ATUAL RANKING DE TRANSPARÊNCIA DO TCE/PB

Segundo o ranking de transparência do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE/PB), que utiliza-se do sistema chamado de robô Turmalina, o qual verifica em tempo real a situação dos municípios no tocante à transparência, Mari se encontra BEM EMBAIXO NO RANKING, já que está na posição 148 (cento e quarenta e oito), conforme dados consultados no sistema Turmalina durante a edição desta matéria.

Os dados mostram uma queda drástica de Mari no ranking do TCE/PB, já que em 2018, conforme matéria publicada pelo portal da prefeitura de Mari (confira aqui), o município ocupava o 4º lugar no estado.  Com base nos dados citados, atualmente o município caiu 144 posições no citado ranking.

Importante destacar que, assim como o sistema do MPF (com avaliações até 2016), o sistema Turmalina do TCE/PB verifica a situação ATUAL e EM TEMPO REAL dos portais de transparência dos municípios, em conformidade com as exigências legais da legislação nacional que trata do quesito TRANSPARÊNCIA.

Veja abaixo o print da tela de consulta feita nesta segunda-feira (19) sobre o município de Mari:

Observação: Os dados da matéria foram atualizados pelo Portal Umari que, aprofundou-se nos dados publicados pelo portal Politica Parahyba e fez a consulta na atual ferramenta de medição de transparência via TCE-PB, o sistema Turmalina, concluindo que o município caiu muito no quesito transparência.


Do Portal Umari, com informações do portal Politica Parahyba, MPF e TCE/PB.
Compartilhar no Google Plus
0 comentários (convencional)
comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO! O teor/conteúdo e/ou linguagem de cada comentário é de responsabilidade de quem o manifestou. No entanto, seguindo preceitos de ética e respeito, nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários que violem o propósito democrático do Portal Sem Censura PB ou que utilize-se de palavras inadequadas ou ofensivas à honra alheia.