O município de Marí, na Zona da Mata Paraibana, atingiu pontuação máxima (630/630 pontos) na avaliação de transparência pública realizada pelo Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), com 100% de conformidade nos critérios analisados.
O resultado foi divulgado em 11 de agosto de 2025, por meio do sistema automatizado Turmalina, da Diretoria de Auditoria e Fiscalização (DIAFI) do TCE. A análise levou em conta o cumprimento da Lei de Acesso à Informação (Lei 12.527/2011) e da Lei de Responsabilidade Fiscal (LC 101/2000).
A Prefeitura de Marí, sob a gestão da prefeita Lucinha da Saúde, foi classificada na categoria “Ouro”, o que significa que cumpre integralmente todas as exigências legais de divulgação de informações públicas, como dados sobre receitas, despesas, licitações, contratos, convênios, quadro de pessoal e serviços ao cidadão.
Entre os itens avaliados estão:
Portal da transparência ativo e funcional;
Detalhamento completo de receitas e despesas;
Informações sobre planejamento orçamentário (PPA, LDO, LOA);
Publicação de editais, contratos e convênios;
Acesso a dados sobre servidores e salários;
Ferramentas para solicitação de informações.
De acordo com o TCE-PB, a nota 10,0 obtida no relatório demonstra o compromisso da gestão com a transparência, responsabilidade fiscal e respeito ao cidadão.
Fonte: Portal RotaPB
Com informações da CODECOM/Prefeitura de Mari