Ouça a matéria:

Na PB: Mulungu, Cruz do Espírito Santo, Belém, Sousa e mais 6 municípios têm notificações da varíola dos macacos

Entre os casos, um diagnóstico foi confirmado, dois descartados e 18 estão em investigação. (Foto: Reprodução)

A Paraíba tem 21 notificações para casos suspeitos da varíola dos macacos (monkeypox). De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), um diagnóstico foi confirmado, dois descartados e 18 estão em investigação.

No estado, dez municípios têm notificação dessa doença, são eles: 

11 - João Pessoa (com caso confirmado)
1 - Belém
1 - Campina Grande
1 - Cruz do Espírito Santo
1 - Ingá
1 - Lagoa Seca
1 - Mulungu
1 - Rio Tinto 
2 - Santa Rita 
1 - Sousa

O primeiro caso de monkeypox foi confirmado na Paraíba no dia 4 de agosto. Conhecida como a varíola dos macacos, a doença foi diagnosticada em uma jovem de 22 anos e fez viagem recente ao Rio Grande do Norte. 

Segundo Fernando Chagas, infectologista e diretor do hospital Clementino Fraga, o risco de transmissão da doença aumenta quanto mais próxima ou íntima é a relação. Alguns exemplos são: contato direto com lesões de pele, crostas (casquinhas) e fluidos corporais, contato sexual ou íntimo (nesse caso, camisinha não previne a transmissão), beijos, abraços prolongados, compartilhar bebidas, talheres e utensílios, cama talheres e itens de higiene.






Da Redação
com T5
Compartilhar no Google Plus
0 comentários (convencional)
comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO! O teor/conteúdo e/ou linguagem de cada comentário é de responsabilidade de quem o manifestou. No entanto, seguindo preceitos de ética e respeito, nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários que violem o propósito democrático do Portal Sem Censura PB ou que utilize-se de palavras inadequadas ou ofensivas à honra alheia.