Ouça a matéria:

OAB-PB relança observatório das candidaturas femininas para as Eleições 2022

O objetivo é combater a prática de candidaturas laranjas. (Foto: reprodução)

A legislação eleitoral determina que pelo menos 30% das candidaturas proporcionais sejam de mulheres. O problema é que, para cumprir essa exigência, tem partido que lança candidatura laranja, ou seja, a mulher sequer faz campanha. Há casos em que ela não recebe voto, nem dela mesma.

Um exemplo recente dessa prática foi o que aconteceu na Câmara Municipal de Monte Horebe. Todos os vereadores daquele município eram que um só partido e perderam os cargos por utilizarem candidaturas laranjas. A decisão foi do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, através do juiz José Ferreira Ramos Júnior.

Para evitar que isso aconteça, fiscalizar essas candidaturas e garantir a participação efetiva das mulheres na política foi relançado nessa segunda-feira (18), pela OAB Paraíba, o observatório das candidaturas femininas para as eleições 2022.

A nova comissão é formada por cinco advogadas que tiveram os nomes sugeridos pelo movimento das mulheres da OAB-PB.






Da Redação
com T5
Compartilhar no Google Plus
0 comentários (convencional)
comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO! O teor/conteúdo e/ou linguagem de cada comentário é de responsabilidade de quem o manifestou. No entanto, seguindo preceitos de ética e respeito, nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários que violem o propósito democrático do Portal Sem Censura PB ou que utilize-se de palavras inadequadas ou ofensivas à honra alheia.