Ouça a matéria:

AÇÃO POLICIAL: Jovem é alvo de mandado de busca e apreensão por golpe do PIX Premiado

Após autorização judicial, os agentes da Delegacia Especial de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC) cumpriram um mandado de busca e apreensão no endereço do suspeito, localizado na Cidade Ocidental (GO). (Foto: Reprodução)

Um jovem de 22 anos foi alvo de uma operação da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), nesta terça-feira (5/7), por suspeita de envolvimento com golpes utilizando Pix. Após autorização judicial, os agentes da Delegacia Especial de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC) cumpriram um mandado de busca e apreensão no endereço do suspeito, localizado na Cidade Ocidental (GO).

O alvo das buscas informou para os agentes que atua com a prática de golpes há cerca de quatro anos. Ele possui passagens por crimes de extorsão, de extorsão mediante sequestro, de receptação, de porte de arma de uso permitido, de posse de drogas para uso próprio e de estelionato. Segundo o golpista, ele concluiu o ensino médio e está desempregado.

O esquema, chamado de Pix Premiado ou Rei do Pix, vem se tornando cada vez mais popular. Segundo a polícia, o golpe é divulgado livremente nas redes sociais. Em troca de um depósito inicial com valor baixo é prometida uma oferta de altos valores. A operação foi intitulada “Pix Premiado” por ser uma das expressões usadas pelos perfis adeptos da prática criminosa na internet.

De acordo com a polícia, alguns golpistas são mais discretos e pedem que os interessados entrem em contato pelo WhatsApp. Outros já exibem diretamente nas redes sociais os valores e contas para as quais a transferência pode ser realizada, além de mostrar fotos para comprovar os montantes enviados e a satisfação dos “clientes”.

Em todos os casos, os “clientes” não têm a garantia de que receberão o montante de volta, muito menos valores maiores do que os depositados para os golpistas. A polícia ressalta que, de outra forma, os criminosos usam contas de pessoas que perderam acesso às redes sociais.

"Em outras ocasiões, os indivíduos, de posse de alguma rede social, publicam essa tabela no perfil de conhecido e dá a garantia a essa pessoa. 'Olha, eu sou seu amigo e se esse valor não voltar pode cobrar', lembrando que essa conta foi hackeada anteriormente", destaca o Delegado do caso Dário Freitas, que acrescenta que as investigações irão avançar para identificar outros autores que cooperaram com esse suspeito.






Da Redação
com Correio Braziliense
Compartilhar no Google Plus
0 comentários (convencional)
comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO! O teor/conteúdo e/ou linguagem de cada comentário é de responsabilidade de quem o manifestou. No entanto, seguindo preceitos de ética e respeito, nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários que violem o propósito democrático do Portal Sem Censura PB ou que utilize-se de palavras inadequadas ou ofensivas à honra alheia.