Ouça a matéria:

Zika: Paraíba confirma primeiro caso de grávida infectada em 2022


A Paraíba registrou o primeiro caso de grávida infectada pelo vírus Zika em 2022. A informação foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) no boletim epidemiológico sobre arboviroses na segunda-feira (30).

"Ela está bem, sendo acompanhada e monitorada", afirmou Carla Jaciara, técnica do Núcleo de Arboviroses.

O vírus é o principal causador de microcefalia em bebês. Para as gestantes que contraíram a doença, ainda não há tratamento para reduzir as chances de o bebê nascer com a malformação.

Pessoas infectadas pelo vírus Zika podem não perceber a doença, pois ela é assintomática em 80% dos casos. Com isso, é muito importante que as mulheres tenham atenção redobrada em relação ao acompanhamento pré-natal.

O principal modo de transmissão do vírus, segundo a Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), é a picada do mosquito Aedes aegypti, o mesmo que transmite a dengue e a chikungunya.






Da Redação
com T5 (Foto: BeepSaúde)
Compartilhar no Google Plus
0 comentários (convencional)
comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO! O teor/conteúdo e/ou linguagem de cada comentário é de responsabilidade de quem o manifestou. No entanto, seguindo preceitos de ética e respeito, nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários que violem o propósito democrático do Portal Sem Censura PB ou que utilize-se de palavras inadequadas ou ofensivas à honra alheia.