Ouça a matéria:

Alerta vermelho no TCE-PB: prefeitos que usarem Fundeb pra pagar advogados serão penalizados


No dia 29 do mês passado, o Supremo Tribunal Federal (STF) ratificou acórdão do Tribunal de Contas da União (TCU) proibindo que municípios realizem o pagamento de honorários advocatícios por meio de recursos do Fundeb. Na Paraíba, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB) já analisa essa questão sob o prisma da ilegalidade.

De acordo com o presidente do órgão, conselheiro Fernando Catão, o TCE-PB já tem adotado esse posicionamento de penalizar gestores que usam recursos do Fundeb para pagar advogados.

“O TCE-PB já tem decisões anteriores neste sentido”, disse.

O procurador da Corte, Eugênio Nóbrega, confirmou que pagamentos desta natureza estão sendo classificados como “ilegais”.

“A ilegalidade dos pagamentos estão sendo apontadas”, resumiu.

De acordo com a decisão do STF, pagar advogados com dinheiro do Fundeb se enquadra em “desvio de verbas”. A jurisprudência do STF admite a utilização apenas dos juros de mora para o pagamento de honorários.

 




Da Redação
com pbagora 
Compartilhar no Google Plus
0 comentários (convencional)
comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO! O teor/conteúdo e/ou linguagem de cada comentário é de responsabilidade de quem o manifestou. No entanto, seguindo preceitos de ética e respeito, nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários que violem o propósito democrático do Portal Sem Censura PB ou que utilize-se de palavras inadequadas ou ofensivas à honra alheia.