Ouça a matéria:

Prefeituras da Paraíba não irão fazer ‘rateio’ do Fundeb, avisa Famup


As prefeituras paraibanas não deverão fazer rateio dos recursos do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) com os servidores da Educação este ano. A informação é do presidente da Federação das Associações dos Municípios da Paraíba (Famup), George Coelho.

A entidade se reuniu na terça-feira com o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Fernando Catão, e aguardava para ontem a publicação de um parecer do órgão orientando sobre o tema. Até o fechamento da matéria, não havia informação sobre a publicação do parecer.

O novo Fundeb preceitua que, no mínimo, 70% dos recursos devem ser usados para pagamento da folha de profissionais de educação. A expectativa da Famup é de que 60% dos municípios paraibanos alcancem, este ano, o percentual de 70%.

“Não vai ter rateio. Os recursos remanescentes, que sobrarem, poderão ser usados até abril de 2022”, argumentou Coelho.

Ele ressalta que os gestores precisam também obedecer a Lei de Responsabilidade Fiscal e a Lei Complementar 173.

Na Educação estadual também não haverá rateio. A ‘Pasta’ alcançou o índice de 78% com a folha, conforme o secretário Cláudio Furtado.

A proposta de rateio vinha sendo defendida por parte da categoria dos servidores da Educação. Se o parecer do TCE de fato indicar para outra direção, os planos dos profissionais ficarão cada vez mais distantes.



Da Redação
com Pleno Poder/Jornal da Paraíba
Compartilhar no Google Plus
0 comentários (convencional)
comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO! O teor/conteúdo e/ou linguagem de cada comentário é de responsabilidade de quem o manifestou. No entanto, seguindo preceitos de ética e respeito, nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários que violem o propósito democrático do Portal Sem Censura PB ou que utilize-se de palavras inadequadas ou ofensivas à honra alheia.