Ouça a matéria:

Delta tende a predominar na Paraíba, mas devido à ‘barreira vacinal’ não há alterações em internações, óbitos e novos casos de Covid-19, diz secretário

Variante Delta tende a predominar na Paraíba como ocorreu no Rio de Janeiro e São Paulo. (Foto: Walla Santos)

A variante Delta tende a se tornar predominante na Paraíba, pois já há transmissão comunitária. No entanto, de acordo com o secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros, nos últimos 30 dias, não há registro de aumento em relação aos números de casos confirmados, de óbitos e de internações por Covid-19. Ele atribui a isso a questão da “barreira vacinal” e orienta a população a buscar completar o ciclo de imunização.

Até o momento são 124 casos da variante Delta e sete mortes. “Ainda não recebemos o resultado das outras remessas enviadas de amostras para a Fiocruz. Mas já não são números que nos preocupam porque, como já existe transmissão comunitária no Estado, a tendência ela se tornar dominante no Estado com o tempo. O importante é que não está tendo alterações substanciais em número de internações nem de óbitos nem de casos novos que possam preocupar”, frisou.

Ainda de acordo com secretário, do ponto de vista epidemiológico, a variante Delta tende a predominar como ocorreu no Rio de Janeiro, São Paulo e em outros países. “A tendência de amostras confirmarem cada vez mais. Como a gente tem uma barreira vacinal ampla, nós não estamos observando, nesse período de 30 dias, variações importantes de hospitalizações nem de óbitos nem de casos novos”, comentou.

Ao todo, a Paraíba contabiliza 436.603 casos confirmados, 9.246 mortes e 326.135 pacientes recuperados da doença. Até o momento foram realizados 1.177.978 testes para diagnóstico da Covid-19. Já a ocupação total de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI adulto, pediátrico e obstétrico) em todo o estado é de 20%. Fazendo recorte na Região Metropolitana de João Pessoa, a taxa de ocupação chega a 19%; Campina Grande 21% e no Sertão 31%.





Da Redação
com Aline Martins
Compartilhar no Google Plus
0 comentários (convencional)
comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO! O teor/conteúdo e/ou linguagem de cada comentário é de responsabilidade de quem o manifestou. No entanto, seguindo preceitos de ética e respeito, nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários que violem o propósito democrático do Portal Sem Censura PB ou que utilize-se de palavras inadequadas ou ofensivas à honra alheia.