Ouça a matéria:

Prefeita da PB que convocou população para queima de fogos entra na mira do MP

Foto: reprodução

A prefeita da cidade de Uiraúna, Leninha Romão (Progressistas), entrou na mira do Ministério Público. No fim do mês passado ela convocou a população da cidade para uma mobilização – que terminou resultando em muita aglomeração. Agora terá que se explicar à Comissão de Combate aos Crimes de Responsabilidade e à Improbidade Administrativa do MP.

A Comissão instaurou um procedimento investigatório criminal (PIC) para apurar a atitude da gestora.

O procedimento apura a prática, em tese, de infração de medida sanitária preventiva (artigo 268 do Código Penal) e incitação ao crime (artigo 286 do Código Penal).

A gestora convocou os moradores da cidade para uma queima de fogos, com o objetivo de celebrar a promessa de emenda federal de R$ 5 milhões. Com paredão instalado em frente à sua casa, a iniciativa acabou provocando aglomeração e ‘motociata’. (CLIQUE AQUI E VEJA VÍDEO)

Na portaria, os promotores destacam a existência do Decreto Municipal nº 48, de 14 junho de 2021, que vedava a realização de queima e a comercialização de fogos de artifício.

A cidade de Uiraúna, na época, estava enquadrada na bandeira vermelha – conforme o Plano Novo Normal – com altos índices de transmissão da covid-19.

A assessoria de Leninha Romão informou que ela foi movida pela emoção. Mas o fato é que a prefeita terá muito o que esclarecer sobre a mobilização. Afinal, gestores precisam observar as leis – sobretudo aquelas editadas por eles mesmos.




Da Redação
com pleno poder
Compartilhar no Google Plus
0 comentários (convencional)
comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO! O teor/conteúdo e/ou linguagem de cada comentário é de responsabilidade de quem o manifestou. No entanto, seguindo preceitos de ética e respeito, nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários que violem o propósito democrático do Portal Sem Censura PB ou que utilize-se de palavras inadequadas ou ofensivas à honra alheia.