Ouça a matéria:

Implantes ajudam a recuperar autoestima de quem perdeu dentes; saiba como é o procedimento


A perda de um ou mais dentes pode ser bastante incômoda e mexer com a autoestima das pessoas. A odontologia, porém, avançou muito nos últimos anos e já apresenta uma solução definitiva com os implantes dentários, que são cada vez mais acessíveis.

De acordo com o odontólogo Adriano Bezerra, existem três formas de lidar com dentes perdidos. A mais barata seria usar uma prótese móvel, mas essa é também a menos confortável, já que a prótese pode ficar saindo do lugar e não dá ao paciente uma boa potência de mordida. Outra opção, um pouco mais confortável, é a prótese fixa, mas ela envolve desgastar os dentes ao redor, para que possa ser encaixada, e não possibilita uma boa higiene entre os dentes, já que todos os que estiverem faltando serão construídos em uma única peça. ''Com o tempo, os dentes naturais que estiverem ao redor podem acabar sendo prejudicados'', disse o dentista.

Os implantes são a solução mais cara entre as três, porém a mais esteticamente agradável e definitiva. ''Um implante bem feito e bem cuidado dura o resto da vida'', afirmou Adriano Bezerra. Além disso, o procedimento é bastante simples, envolve apenas anestesia local e o paciente pode ir para casa em seguida. ''Um implante unitário pode ser feito em cerca de 10 minutos'', destacou. ''A cirurgia para extrair um dente é mais desconfortável do que colocar um implante'', completou.

O procedimento consiste na instalação de um pino, geralmente de titânio, que vai substituir a raiz do dente perdido. Após a cicatrização, uma peça que imita o formato e a cor de um dente natural é encaixada nesse pino.

O processo só se torna mais demorado se o paciente precisar de um enxerto ósseo, o que pode acontecer em alguns casos, pois o implante precisa ser preso a um osso. Nessa situação, o implante só pode ser realizado alguns meses após o enxerto.

Adriano Bezerra explicou que só existem duas contraindicações para a realização de implantes, que são diabetes elevada ou pacientes que fizeram tratamento recente com radioterapia. Além disso, também não se deve fazer implantes em adolescentes, que não tiverem sua formação óssea completa. ''Mas é muito raro um adolescente precisar de implante, só em casos de acidentes que causam perda de dentes'', comentou.

O dentista ressaltou ainda, que para que os implantes possam durar a vida inteira, é necessário que seja mantida a boa higiene bucal e visitas periódicas ao dentista. ''Implante também está sujeito a tártaro e uma série de coisas. Tem que continuar usando o fio dental, fazendo a escovação, da mesma forma que se faria com dentes naturais'', explicou.

A cada seis meses, o paciente deve ir ao dentista, que pode retirar as coroas para fazer uma higienização mais completa e verificar a situação dos implantes por baixo. ''Com a manutenção correta, o implante vai durar a vida toda'', disse Adriano.

Na imagem, um exemplo de como funciona um implante.




Da Redação
com clickpb
Compartilhar no Google Plus
0 comentários (convencional)
comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO! O teor/conteúdo e/ou linguagem de cada comentário é de responsabilidade de quem o manifestou. No entanto, seguindo preceitos de ética e respeito, nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários que violem o propósito democrático do Portal Sem Censura PB ou que utilize-se de palavras inadequadas ou ofensivas à honra alheia.