![]() |
| A Secretaria Executiva de Cultura confirmou a entrega de kits personalizados para os componentes das agremiações. |
A secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo da prefeitura de Sapé deu início aos preparativos para mais uma edição do Concurso das Ala Ursas, um dos eventos mais aguardados do calendário cultural do município. O 8º Concurso das Ala Ursas irá acontecer no dia 8 de março, em arena montada na praça de eventos Dr. João Úrsulo e contará com doze agremiações divididas entre os grupos A e B.
O secretário executivo de Cultura, Kelson Ricardo, falou sobre a expectativa do evento que marca os festejos pós carnaval na cidade. “Esperamos a grande presença do nosso público local e também de visitantes de outras cidades, que vêm prestigiar esse espetáculo de alegria, criatividade e talento. É a prova de que investir no fomento à cultura é investir no desenvolvimento da nossa gente, na economia criativa e no orgulho da nossa terra", pontuou.
Segundo o secretário, na edição deste ano as doze agremiações estarão recebendo o apoio financeiro da gestão municipal de acordo com os grupos em que estão inseridos. Cada uma das seis Ala Ursas, que fazem parte do Grupo A, receberão 9 mil reais. Já as outras seis Ala Ursas que irão participar do Grupo B, receberão 5 mil reais cada.
Além do suporte financeiro, a Secretaria Executiva de Cultura confirmou a entrega de kits personalizados para os componentes das agremiações. Cada uma das 12 Ala Ursas receberão 70 camisas oficiais. A distribuição dos recursos bem como dos kits acontecerá ainda nesta semana.
Durante o período carnavalesco, entre os dias 13 e 17 de fevereiro, as agremiações que irão participar da 8ª edição do Concurso das Ala Ursas de Sapé estarão realizando os tradicionais arrastões, levando música, dança e a irreverência das Ala Ursas para os foliões nos bairros da cidade. A programação prevê a saída de duas agremiações por dia durante o período.
História – As Ala Ursas são tradições do folclore nordestino que tomam as ruas no período carnavalesco. No município de Sapé, a tradição das agremiações envolve os moradores de diversos bairros e se destacam como uma das principais atrações das festividades de carnaval.
São consideradas patrimônio cultural do município, reconhecidas em lei. No passado, os chamados ‘ursos’ saíam pelas ruas da cidade. Hoje, o município possui agremiações, que são divididas conforme os bairros, contendo de 80 a 150 componentes cada.
Fonte: Assessoria de Comunicação/Prefeitura de Sapé

