Ouça a matéria:

Governo da Paraíba será o primeiro do Nordeste a zerar fila do transplante de córnea em menos de um ano

Você já parou para imaginar como seria sua vida sem conseguir enxergar nada a sua frente? Não ver aquele filme que você gosta de assistir todo fim de semana, ou algum show, até mesmo daquele momento em que você para um pouco do seu dia pra observar a vida. Essas condições são apenas algumas das quais os pacientes que aguardam por transplante de córnea passam diariamente, mas isso pode ser transformado como um faixo de luz na vida de alguém. 

Na Paraíba, a esperança chega com uma notícia que alegra os corações e, literalmente, enchem os olhos de quem está na fila de um transplante: até setembro o Governo do Estado vai zerar essa fila e todos os que estão à espera de uma córnea poderão gritar para o mundo a sua felicidade, conforme levantou o Fonte83.

Atualmente, 395 pacientes estão inscritos para fazer o transplante e a expectativa é que todos realizem a cirurgia até o mês de setembro deste ano. De janeiro até agora já foram realizados 88 transplantes de córnea no estado. Só na semana passada, dos dias 27 de junho até o dia 3 de julho, dez transplantes foram feitos, o que mostra que a equipe médica não parou nem mesmo com a pandemia do Coronavírus.

A chefe de ações estratégicas da Central de Transplantes da Paraíba, Rafaela Carvalho, em contato com o Fonte83, revelou que a rotina para que essa fila seja zerada não tem sido fácil com a chegada da covid-19, mas o esforço continua gigante para que todos os pacientes tenham a chance de realizar seu sonho.

“Houve sim momentos em que nós precisamos suspender essas atividades devido à pandemia, mas retomamos assim que identificamos a possibilidade de estar realizando transplante de forma segura e hoje a gente segue crescendo com o número de transplantes de córnea, que é algo que nos motiva e nos deixa satisfeitos”, comemorou Rafaela.

Importância na doação de órgãos

A importância de ser doador de órgãos e manifestar esse desejo em vida é fundamental para a mudança na qualidade de vida de muitos pacientes, que aguardam sua vez na realização de algum transplante. O transplante de córnea especialmente, tem uma vantagem dos demais órgãos, é que a córnea pode ser retirada com até seis horas após a morte. Se o corpo for conservado adequadamente, o prazo se estende para um dia. Mas, nem todos são assim.

Segundo a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos, mais de 10 mil pessoas aguardam por um transplante de córnea no Brasil. Isso trás a importância em ser realizado campanhas de conscientização e incentivo as pessoas a se tornarem doadoras. Vale ressaltar que para ser um doador, basta o indivíduo manifestar vontade à sua família, essa atitude fará com que você mude a vida de alguém.

“A sociedade precisa entender que a doação de órgãos é importante, e que existem várias pessoas na lista de espera que aguardam pra sobreviver e pra retomar suas atividades”, reforçou Rafaela Carvalho.

A conscientização da população e o incentivo das famílias para que diminuam as filas dos pacientes que aguardam por um órgão são essenciais na realização dos sonhos das pessoas que têm determinadas patologias. Rafaela falou sobre essa conscientização e o que é necessário para que uma pessoa seja doador.

“As famílias que autorizam a doação de órgãos, essas famílias são fundamentais pra nos ajudar a diminuir a lista de espera, e ajudar uma pessoa que não conhece. É um ato de solidariedade muito grande, que a gente pede cada vez mais, que mais pessoas se sensibilizem com a causa. Pra você ser um doador, só é necessário ser manifestado em vida o desejo de ser um doador, e que a família autorize no momento da sua partida”, concluiu Rafaela Carvalho.

Como é feito o transplante

Para que o transplante seja feito, o paciente deverá ser atendido por uma equipe junto ao Sistema Nacional de Transplantes (SNT), do Ministério da Saúde (MS). A partir daí será analisado se terá necessidade de transplante. Sendo identificado a patologia, o paciente será inscrito no Sistema de lista de espera do SNT/MS, onde o mesmo ficará na fila esperando ser selecionado.

Após o transplante, o paciente terá um acompanhamento de em media 6 meses a 2 anos.

Hospitais que fazem transplante na Paraíba

Em João Pessoa:

Centro de Tratamento da Visão Ltda
Clinica Oftalm. Dr. Antônio de Pádua Silveira
Hospital Provisão
Hospital Oftalmológico da Paraíba Ltda
Hospital Visão
Oculistas Associados da Paraíba – CENOFT
Instituto da Visão – OLHA
Hospital de Olhos – HBOL

Em Campina Grande:
Centro de Ensino Superior e Desenvolvimento Ltda – CESED/FACISA
Clínica de Olhos Francisco Pinto
Hospital de Olhos de Campina Grande
Em Sousa: 
CLINOS – Clínica de Oftalmologia Sousa Ltda.




Da Redação
com Fonte83
Compartilhar no Google Plus
0 comentários (convencional)
comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO! O teor/conteúdo e/ou linguagem de cada comentário é de responsabilidade de quem o manifestou. No entanto, seguindo preceitos de ética e respeito, nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários que violem o propósito democrático do Portal Sem Censura PB ou que utilize-se de palavras inadequadas ou ofensivas à honra alheia.