Ouça a matéria:

Portal Sem Censura PB rebate análise equivocada de Secretário sobre números da COVID em Mari e desfaz mais uma FAKE NEWS

Após publicação de matéria no Portal Sem Censura PB informando que o município de Mari ultrapassou Sapé em número de infectados pela Covid-19 (confira aqui), uma "matéria" publicada por um portal conhecido pelos marienses por ter diversas fake news (notícias falsas) desmentidas e, por fazer a linha de frente de “defesa online” e inconsequente da atual gestão do município de Mari, publicou um texto citado como sendo um “texto reflexivo do secretário Ramo”, onde o mesmo tenta colocar em dúvida dados oficiais expostos pelo Sem Censura PB.

A bem da verdade, o editor/redator do Portal Sem Censura PB, Marcos Silva, em texto seu, expõe dados que comprovam que o secretário foi quem, no mínimo, se equivocou. Confira abaixo:

Antes de tudo, peço atenção do leitor em acompanhar com atenção o que iremos expor aqui e DESTACO que as informações trazidas em nossa matéria anterior e seu inteiro teor, não questionam em momento algum a capacidade dos profissionais de saúde do nosso município, os quais tem sido verdadeiros guerreiros, mas expõe a análise de que o município  quanto gestão tenha faltado com ações mais EFETIVAS de prevenção e combate ao coronavírus para que os números atuais fossem menorese e não estivessem superando o município vizinho.

Talvez por falta de capacidade de leitura e interpretação textual ou pelo reles objetivo de tentar confundir a população mariense perante os fatos, o senhor secretário Severino Ramo não tenha “percebido” que os dados trazidos na matéria anterior pelo portal Sem Censura PB tratam do número OFICIAL de INFECTADOS nos dois municípios (Mari e Sapé) e não faz comparativo em número de mortos, porém, vamos aos números.

Tendo por base, também, os boletins citados na matéria, se fizermos o cálculo pegando o número de infectados, multiplicado por 100 e dividido pelo número de habitantes, iremos obter as seguintes taxas:

- Mari: 4,5% da população infectada
- Sapé: 1,6% da população infectada

O fato de Mari ter testado mais que Sapé já confirma a situação exposta, pois, isso levaria a crer que a população de Sapé não está adoecendo tanto quanto a população de Mari, tendo em vista que os testes são feitos quando o cidadão (homem, mulher e criança) busca o atendimento com a suspeita de estar acometido por Covid-19.

O Brasil tem, atualmente, 1,3% de infectados. E, conforme o cálculo mostrado, Mari está muito acima da taxa nacional em número de infectados.

O ilustre secretário, na sua sanha de tentar camuflar a realidade de Mari no que diz respeito ao tema, talvez por não saber interpretar dados, troca, de forma errônea, a taxa de mortalidade do país pela taxa de letalidade. A Covid-19 no Brasil possui uma Taxa de Letalidade de 3,5%. Vamos entender a diferença entre letalidade e mortalidade? Segue abaixo:

- A taxa de letalidade refere-se ao número de mortes em relação ao número de casos positivos, ou seja, dos que testaram positivo – qual o percentual de mortes?
- A taxa de mortalidade refere-se ao número de mortes em relação à população, ou seja, do total de habitantes – qual o percentual de mortes?

Comparando a taxa de mortalidade do Brasil com a de Mari, temos o seguinte:

- Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Mari tem 21.837 habitantes. Destes, conforme o debatido boletim epidemiológico do próprio município, morreram 16 por Covid-19. Isso gera uma taxa de mortalidade de 0,07% (e não, 0,7% como afirma o secretário Ramo em seu devaneio);

- O Brasil tem 211 milhões de habitantes, destes, morreram 92.475 por Covid-19, gerando uma taxa de mortalidade de 0,04%.

Em comparativo, Mari possui uma taxa de mortalidade maior que a nacional, ao contrário do que afirmou o senhor secretário Severino Ramo, de forma politiqueira que, em detrimento da verdade, termina por distorcer dados e viaja numa realidade que não é a do nosso município Mari.

Em tempo, fica o questionamento: quem publicou fake news?

Vamos com mais dados? Segue abaixo:

- O Brasil possui 44 mortes para cada 100.000 habitantes, isso equivale a aproximadamente 9 mortes para cada 20 mil habitantes (população aproximada de Mari).

- Mari com pouco mais de 20 mil habitantes, possui 16 mortes.

Os dados nacionais apresentados aqui, podem ser conferidos em: https://covid.saude.gov.br/

Em resumo, para compreensão dos que buscam se informar com a verdade:
- Mari supera Sapé em número de infectados.
- Mari supera Sapé em percentual de infectados.
- Mari supera o Brasil em percentual de infectados.
- Mari supera o Brasil em percentual de mortos.

Para ilustrar e evitar possíveis futuras distorções das informações postas, a matéria no link que segue mostra que a taxa de mortalidade e não de letalidade, reflete dados mais precisos para níveis de comparação: https://www.jornaldocomercio.com/_conteudo/especiais/coronavirus/2020/05/739942-indice-de-mortalidade-e-o-mais-preciso-na-pandemia.html .

Com isso, lamentavelmente, concluo que a atitude do senhor secretário Severino Ramo de utilizar-se de fake news distorcendo e confundindo dados, presta um desserviço à população passando a falsa informação de que Mari encontra-se em uma situação "favorável" em relação à Covid-19, pois a própria população mariense está sentindo na pele que não é bem assim. Portanto, aquele que se presta a iludir o povo num momento tão delicado de saúde pública como o que passamos, apenas para defender seus interesses políticos e de uma gestão, não merece a mínima credibilidade.

E, por fim, desmascara-se a fake news do “texto reflexivo do secretário Ramo”, conforme cita e termina também sendo desmascarada mais uma fake news do famigerado portal ExpressoPB, com a propagação de uma “análise” tão enganosa quanto a atuação do senhor secretário frente à sua Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agrário, que tem iludido em termos de mídia, mas deixado muito a desejar no que diz respeito a prestar o mínimo de serviços cuja efetividade traga benefícios à população que paga seu salário, que em números supera e muito o salário de muitos profissionais de saúde que vão além dos discursos ilusórios em grupos de redes sociais e vão para a linha de frente tentar prestar um serviço que contorne a ineficiência de uma gestão.

Da Redação
Do SEM CENSURA PB


Compartilhar no Google Plus
0 comentários (convencional)
comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO! O teor/conteúdo e/ou linguagem de cada comentário é de responsabilidade de quem o manifestou. No entanto, seguindo preceitos de ética e respeito, nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários que violem o propósito democrático do Portal Sem Censura PB ou que utilize-se de palavras inadequadas ou ofensivas à honra alheia.