Ouça a matéria:

ATÉ 2023 - Mercado industrial: Paraíba terá de qualificar 99 mil trabalhadores

A Paraíba vai ter que qualificar 99 mil trabalhadores nos níveis superior, técnico, qualificação e aperfeiçoamento entre 2019 e 2023, conforme dados do Mapa do Trabalho Industrial, feito pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).

Só de profissionais com habilidades transversais, o estado precisará qualificar 4.415. Esses profissionais são aqueles que trabalham em qualquer segmento, como técnicos em eletrotécnica e técnicos de controle da produção. Em seguida, as principais demandas virão das áreas de energia e telecomunicações (1.792); informática (1.397); têxtil (1.290); e metalmecânica (1.266).

Segundo o gerente-executivo de Educação Profissional e Tecnologia do SENAI da Paraíba, Janildo Sales, o setor da construção civil é responsável por aproximadamente metade do trabalho industrial realizado no estado.

“A construção civil é transversal. Quando você está fazendo a construção de um condomínio, uma residência, você irá necessitar de profissionais com outras habilidades. Isso proporciona desenvolvimento amplo para todas as cidades”, aponta.

De acordo com o Mapa, a demanda prevista inclui o aperfeiçoamento de trabalhadores que já estão empregados e também daqueles que precisam de capacitação para ingressar no mercado de trabalho.



Da Redação
com maispb
Compartilhar no Google Plus
0 comentários (convencional)
comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO! O teor/conteúdo e/ou linguagem de cada comentário é de responsabilidade de quem o manifestou. No entanto, seguindo preceitos de ética e respeito, nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários que violem o propósito democrático do Portal Sem Censura PB ou que utilize-se de palavras inadequadas ou ofensivas à honra alheia.