Nesta sexta-feira (16), dia do gari, uma importante Audiência Pública foi realizada na Câmara Municipal de Mari para discutir o Projeto de Lei de n.º 4146/2020 que se encontra na Câmara Federal e que regulamenta como essencial a profissão do agente de limpeza urbana e estabelece o piso da categoria além de outros benefícios trabalhistas.
Mesmo tenso sido convidada há muitos dias, a prefeita Lúcia de Fátima não compareceu à audiência e não enviou qualquer representante do Poder Executivo. Os profissionais presentes se mostraram decepcionados com a ausência da prefeita para unir-se à luta pela causa da categoria e para ouvir o pleito dos garis a nível de município.
De acordo com alguns setores da mídia, a gestora se limitou à apenas posar para foto ao lado dos profissionais nas primeiras horas da manhã, gesto que já é de praxe por parte dos gestores das cidades.
A ausência do Secretário de Urbanismo, o qual comanda o setor da limpeza urbana, também foi percebida e comentada.
A Audiência Pública foi solicitada e organizada pelo SINDSMAR (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mari) com total suporte e apoio da Câmara, na pessoa da presidente Djá Moura.
A deputada estadual Cida Ramos (foto acima) participou da audiência, declarou seu apoio pela aprovação do Projeto de Lei 4146 e disse que tomará providências quanto à situações que violam direitos trabalhistas dos profissionais de limpeza urbana de Mari, as quais foram denunciadas durante o evento.
O evento contou com a presença dos vereadores Erivan, Tânia, Emanuelly, Ronaldinho e da presidente Djá Moura os quais se colocaram favoráveis à luta da categoria e à disposição das pautas de todas as categorias de servidores públicos municipais. Os demais parlamentares não compareceram.
![]() |
O presidente do SINDSMAR, Marcos Silva (foto acima) falou do Projeto de Lei e reivindicou melhorias e valorização ao trabalho dos garis do município. |
Confira o vídeo da audiência pública:
Da Redação
Do Portal SEM CENSURA PB