Contada em cordel, Pirpirituba levou a sua história à Praça da Cultura, em uma noite solene, característica no Raízes do Brejo por ser um momento de conhecerem os primeiros registros que escrevem a história da cidade, tanto para os visitantes e mesmo para os moradores. A apresentação em cordel, encenada pela juventude local, foi tratada como “espetacular” e “mágica” pelos presentes espectadores que assistiam atentos a cada cena.
A exibição foi interpretada por jovens atores participantes do Serviço de Convivência, sendo preparados não apenas para esse momento, mas o objetivo é fazer dessa apresentação uma motivação para o teatro e formação de atores na cidade. Os jovens atuaram, dançaram e cativaram a plateia nos momentos de interação, fazendo o público participar da encenação. As crianças de escolas municipais, que são o futuro de Pirpirituba, também se prepararam durante dias para fazerem o seu melhor no palco principal do Raízes do Brejo, após aulas na oficina de música, puderam então, mostrar o que aprenderam e seus talentos.
Pirpirituba também é mais uma participante da Rota, a qual comemora duplamente a festa na cidade, visto seu aniversário de 69 anos de emancipação política. Motivada e orgulhosa de sua trajetória e desenvolvimento fez questão de trazer sua identidade na programação do evento, com atividades de prestígio a artistas da terra como a exposição de textos de autores locais e o show de calouros com cantores da terra.
No segundo dia de evento, moradores e visitantes foram para as ruas da cidade, participando das corridas speed bike e corrida de emancipação. As ruas da cidade ficaram tomadas por atletas e competidores que vieram até de cidade vizinhas, como é o caso do competidor Allex Silva, participante da corrida de emancipação. Há sete meses pratica corrida e veio de Duas Estradas para participar da competição no Raízes do Brejo em Pirpirituba.
“Foi uma corrida bem organizada com hidratação, frutas, camisas e premiação. Gostei muito de ter participado e espero que nos próximos anos eu consiga estar mais uma vez correndo em Pirpirituba, que foi a competição que consegui fazer meu menor tempo”, disse Allex Silva feliz com seu resultado e com a oportunidade de ter estado presente em mais uma corrida promovida pela região do Brejo paraibano.
E agora, para encerrar a quarta edição da Rota depois de nove cidades, Pilõezinhos é quem recebe e sedia o Raízes do Brejo. Muito aguardou e ansiosamente tem a missão de fechar mais um grande evento de turismo e cultura da região brejeira. Josinaldo Cassiano, diretor de cultura e turismo de Pilõezinhos, fala sobre a programação da décima cidade a participar da Rota. “Pilõezinhos se prepara com entusiasmo para fechar com Chave de Ouro mais uma edição da Rota Cultural Raízes do Brejo. Na sexta-feira haverá programação pela manhã com uma alvorada, hasteamento das bandeiras e uma aula de campo com alunos da Rede Municipal sobre a história da festa do nosso Padroeiro São Sebastião”, contou.
Para a solenidade de abertura é sempre conhecida por trazer a história local e apresentações culturais encantadoras envolvendo teatro e dança. Segundo o secretário, o público pode esperar uma programação diversificada de sexta à domingo. “Na cerimônia de abertura haverá a apresentação feita por alunos da Rede Municipal da Peça intitulada “O Milagre de São Sebastião”. No sábado haverá apresentações culturais e a noite o Show com o Forró Cavalo de Pau. No domingo, encerraremos com a Terceira Edição do Pedal Raiz que vai percorrer pela nossa Zona Rural até chegar no Engenho da Cachaça Mariana, onde haverá muito forró pé de serra e degustação de cachaça para todos os visitantes”, finalizou Josinaldo Cassiano mostrando a potência de Pilõezinhos para encerrar a Rota da melhor forma possível.
A abertura oficial será nesta sexta-feira (9) às 20h na Praça São Sebastião.
Da Redação
com PB Agora