A pesquisa IPEC, divulgada ontem pela Rede Paraíba de Comunicação, traz alguns dados que são relevantes para a compreensão da ‘fotografia de momento’ que temos hoje no Estado, no que se refere à consolidação das intenções de voto para os candidatos que disputam o Palácio da Redenção.
Os números mostram, por exemplo, que 63% dos entrevistados afirmam que a decisão de voto é definitiva, enquanto 36% admitem a possibilidade de mudar de candidato até o dia do pleito.
Na análise de cada um dos principais candidatos, a pesquisa revela que os potenciais eleitores de Pedro Cunha Lima (PSDB) e Veneziano Vital (MDB) estão mais suscetíveis a mudanças.
De acordo com os dados, esse percentual é de 47% para os dois candidatos. E 52% dos potenciais eleitores do tucano e do emedebista afirmam que a escolha é definitiva.
Já em relação aos potenciais eleitores de João Azevêdo (PSB) e Nilvan Ferreira (PL) observa-se uma consolidação mais significativa.
Conforme o levantamento, 71% dos potenciais eleitores de Azevêdo e 74% dos potenciais eleitores de Nilvan dizem que a decisão é definitiva.
O índice dos que podem mudar de candidato, entre os potenciais eleitores do socialista, é de 28%; já o percentual daqueles que podem mudar, dentro do universo de potenciais eleitores de Nilvan, é de 25%.
Dados da pesquisa IPEC
A pesquisa foi realizada entre os dias 26 a 28 de agosto de 2022. Foram entrevistados 800 paraibanos em 36 municípios.
A margem de erro estimada é de 3 (três) pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral.
A sondagem foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba sob o protocolo Nº PB04909/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo Nº BR-05400/2022. A pesquisa foi contratada pela Televisão Cabo Branco Ltda/ TV Cabo Branco.
Da Redação
com Pleno Poder