Ouça a matéria:

Você sabe a origem da invocação 'Nossa Senhora das Neves'?

Você sabe a origem da invocação 'Nossa Senhora das Neves'? (Foto: Reprodução/ Terra)

Muita gente é devota de Nossa Senhora das Neves, inclusive, a divindade é padroeira de uma das capitais mais belas no Nordeste, o município de João Pessoa. No dia 5 de agosto, marcado pelo 'Dia de Nossa Senhora das Neves', também comemora-se o aniversário da capital paraibana. Quem vive nesse lugar provavelmente já ouviu muito sobre a Santa, mas nem todo mundo conhece a história que deu origem a essa invocação à Virgem Maria.

Virgem Maria passou a ser invocada como Nossa Senhora das Neves a partir de uma aparição ocorrida no ano 363 (depois de Cristo), em Roma, na Itália. Tudo começou quando um herdeiro de uma família tradicional e nobre, juntamente com sua esposa, decidiu oferecer sua fortuna em agradecimento a Deus e à Virgem Maria, já que não tinham filhos.

Após mencionarem o voto, na madrugada de 4 para 5 de agosto daquele ano, o nobre fiel teve um sonho no qual afirma ter tido uma visão da Virgem Maria que lhe deu uma ordem: “Edificar-me-eis uma basílica na colina de Roma que amanhã aparecerá coberta de neve”.

Apesar do calor da época do ano na região, no dia seguinte, o devoto visualizou o monte Esquilino, a colina mencionada na visão, coberto por neve. O Papa Libério, que teria recebido a mesma revelação em sonho, se dirigiu para o local com outros fieis. 

Constatado o fenômeno, foi iniciada posteriormente a construção da basílica, que recebeu o nome 'Basílica de Nossa Senhora das Neves', fazendo referência ao fenômeno climático.

O templo, no entanto, é conhecido universalmente pelo nome de Santa Maria Maior (Basilica di Santa Maria Maggiore) por ser a mais importante entre todas as Igrejas de Roma dedicadas à Virgem Santíssima.







Da Redação
com Carlos Rocha
Compartilhar no Google Plus
0 comentários (convencional)
comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO! O teor/conteúdo e/ou linguagem de cada comentário é de responsabilidade de quem o manifestou. No entanto, seguindo preceitos de ética e respeito, nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários que violem o propósito democrático do Portal Sem Censura PB ou que utilize-se de palavras inadequadas ou ofensivas à honra alheia.