Ouça a matéria:

Internet 5G chega nesta quarta-feira a Brasília, 1ª cidade a receber tecnologia

A expectativa é que todas as capitais estejam com a tecnologia liberada até 29 de setembro. (Foto: Reprodução)

O conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Moisés Moreira, afirmou à CNN Brasil que o sinal de internet móvel 5G será implementado em Brasília nesta quarta-feira (6).

Brasília é a primeira cidade do país a receber a tecnologia. As próximas serão Belo Horizonte, Porto Alegre e São Paulo. A expectativa é que todas as capitais estejam com a tecnologia liberada até 29 de setembro.

Na tarde dessa segunda-feira (4), o Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi) – grupo coordenado por Moisés Moreira e criado para cuidar da implementação do 5G no Brasil – realizou uma reunião extraordinária para discutir e formalizar a liberação do sinal.

Hoje, em algumas cidades do Brasil, utiliza-se o padrão Compartilhamento Dinâmico de Espectro (DSS, da sigla em inglês), que apesar de oferecer uma melhor qualidade, usa a frequência já existente do 4G, que é o que acontece na maioria dos países, de acordo com a Ookla, empresa responsável por analisar as métricas de desempenho de acesso à internet no mundo.

Os países que contam com a tecnologia mais avançada, chamada de 5G “standalone” (SA), “autosuficiente” ou 5G “puro”, são poucos. Esta é a tecnologia que estará disponível em Brasília a partir desta quarta-feira.

Atualmente, o país líder de velocidade 5G é a Coreia do Sul, que tem média de download de 406 megabits por segundo. A média do 4G é de 17,1 megabits por segundo.

Segundo a Opensignal, empresa também responsável por analisar conexões de internet, a maioria das redes 5G SA (5G puro) estão na China.






Da Redação
com CNN Brasil
Compartilhar no Google Plus
0 comentários (convencional)
comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO! O teor/conteúdo e/ou linguagem de cada comentário é de responsabilidade de quem o manifestou. No entanto, seguindo preceitos de ética e respeito, nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários que violem o propósito democrático do Portal Sem Censura PB ou que utilize-se de palavras inadequadas ou ofensivas à honra alheia.