Ouça a matéria:

Farmácias sofrem falta de medicamentos em João Pessoa, afirmam empresários

Amoxicilina, por exemplo, não tem sido enviada pelos distribuidores há meses, diz presidente do sindicato. (Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil)

A capital paraibana registra falta de estoque de remédios em estabelecimentos particulares, segundo o Sindicato de Farmácias de João Pessoa. Há escassez de antibióticos, analgésicos e até mesmo antitérmicos. O aumento dos casos de síndromes gripais no estado tem levado a população às farmácias, que sofrem com a dificuldade para conseguir os medicamentos.

De acordo com o presidente da entidade, Herbert Almeida, o varejo farmacêutico como um todo tem enfrentado uma dificuldade de repor produtos para tratamentos de sintomas gripais e de doenças decorrentes de complicações da Covid-19. O antibiótico amoxicilina, por exemplo, não tem sido enviado pelos distribuidores há meses.

“São vários medicamentos que estão faltando. Esse tem sido um problema decorrente da pandemia da covid-19. Muita gente desenvolveu outras doenças e a procura por medicamentos tem sido grande nas farmácias. O antibiótico amoxicilina, por exemplo, faz cinco meses que não é enviado", disse Herbet.

A projeção, aliás, é de desabastecimento nos próximos meses. Isso porque, o mercado nacional e internacional de farmacêuticas só deve conseguir alinhar a produção de medicamentos com a demanda no próximo ano. 

“As farmacêuticas já estão produzindo e eu acredito que até 2023 vamos encontrar esses problemas. Foi um aumento muito grande e que não era esperado”, completou.









Da Redação
com T5
Compartilhar no Google Plus
0 comentários (convencional)
comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO! O teor/conteúdo e/ou linguagem de cada comentário é de responsabilidade de quem o manifestou. No entanto, seguindo preceitos de ética e respeito, nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários que violem o propósito democrático do Portal Sem Censura PB ou que utilize-se de palavras inadequadas ou ofensivas à honra alheia.