Ouça a matéria:

VÍDEO: Paraíba pode estar vivendo nova subnotificação de casos de Covid-19, sugere especialista

De acordo com o médico infectologista Fernando Chagas, é preocupante a constatação de que a Paraíba vive um aumento de 80% nas hospitalizações por Covid-19 - em números avaliados com o intervalo de apenas uma semana. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado da Saúde ontem (segunda-feira, 6).

Segundo Fernando, o serviço de saúde coloca-se em estado de preocupação "Esperávamos que houvesse com a retirada da máscaras e pessoas saindo mais uma flutuação desses números. Isso significa que estávamos preparados para alguns momentos menos e outros mais casos de Covid-19", adiantou.

O médico explicou que uma "flutuação pra cima um tanto incomum" tem chamado atenção. Hoje, a Paraíba conta com 52 pacientes internados - 22 em leitos de unidades de terapia intensiva, com quadro de Covid-19.

O segundo que chama atenção, de acordo com ele, corresponde a "grande possibilidade também de estarmos vivendo um momento de muitas subnotificações". "Muita gente com quadro gripal que não está buscando diagnóstico.  Existe a possibilidade atualmente para compra o autoteste e a farmácia fica responsável pela notificação. Talvez os números sejam ainda maiores. Teremos um período de festa onde iremos aglomerar e a gente tem que se preocupar em avançar na vacinação", completou. 

Perfil dos acometidos

"Quando a gente olha principalmente para os internados, são de pessoas que não se vacinaram ou se vacinaram parcialmente. São eles idosos ou pessoas com comorbidades, ou sem vacina alguma. Muita gente segue resistente a vacinação", destacou. "Estamos na quarta dose para algumas populações. Mas, a procura para essa dose de reforço é muito baixa", finalizou.

Fernando ainda indicou que, já no terceiro dia de quadro leve deve-se buscar atendimento para fazer o teste.

VEJA O VÍDEO:


Onde testar em João Pessoa?

De acordo com a Prefeitura de João Pessoa, testes rápidos para a detecção da Covid-19 são realizados em 56 Unidades de Saúde da Família (USFs), distribuídas nos cinco Distritos Sanitários do município. O atendimento ao público para a realização da testagem é de segunda a sexta-feira, das 13h às 16h. Podem ser atendidos os cidadãos com sintomas gripais ou que tiveram contato com pessoas positivadas para Covid-19. É importante apresentar os documentos pessoais (RG e CPF) e comprovante de residência em João Pessoa.

Veja a lista de USFs que realizam os testes para detecção de Covid-19:

Distrito Sanitário I

Mumbaba

Cruz das Armas III

Cruz das Armas IV

Mateus I

Mateus VI

Anayde Beiriz

Novais I

Novais VI

Saúde e Vida

Verde e Vida

Jardim Saúde

Funcionários I

Cruz das Armas II

Padre Ibiapina

Costa e Silva

Saúde para todos

Nova Conquista

Jardim Planalto

Vieira Diniz

Indústrias I e II


Distrito Sanitário II

Geisel em Ação

Estação Saúde

Integrando Vidas

Cuiá

Mudança de Vida

Grotão

Maria de Nazaré

Qualidade de Vida

Funcionários III e IV

Rangel I

Funcionários II 2ª etapa


Distrito Sanitário III

José Américo Integrada

Quatro Estações

Verdes Mares

Cidade Verde Integrada

Nova Esperança

Rosa de Fátima

Valentina Integrada

Ipiranga


Distrito Sanitário IV

Varadouro

Ilha do Bispo

Roger Integrada

Alto do Céu Integrada

Viver Bem

Matinha I


Distrito Sanitário V

Altiplano

Eucalipto

Timbo1

Torre Integrada

Bessa

São José

Bancários

Bessa

Torre 1

Tito Silva

Santa Clara





Compartilhar no Google Plus
0 comentários (convencional)
comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO! O teor/conteúdo e/ou linguagem de cada comentário é de responsabilidade de quem o manifestou. No entanto, seguindo preceitos de ética e respeito, nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários que violem o propósito democrático do Portal Sem Censura PB ou que utilize-se de palavras inadequadas ou ofensivas à honra alheia.