Ouça a matéria:

Pessoas a partir de 50 anos e trabalhadores da saúde podem tomar a segunda dose de reforço contra a Covid-19 na Paraíba

Paraíba amplia segunda dose de reforço para população com mais de 50 anos e trabalhadores de saúde. (Foto: Divulgação/Secom)

Pessoas a partir de 50 anos e trabalhadores da saúde já podem tomar a segunda dose de reforço da vacina contra a Covid-19 na Paraíba. A informação é da Secretaria de Saúde do Estado e está com conformidade com as  Notas Técnicas 36/2022 e 37/2022 do Ministério da Saúde, emitidas nessa sexta-feira (3). Estão disponíveis os imunizantes da Pfizer, AstraZeneca ou Janssen e os municípios que tiverem doses já podem ofertar o reforço a partir deste sábado (4).

De acordo com os documentos, o segundo reforço deve ser aplicado quatro meses após a administração da 3ª dose, ou seja, pessoas a partir de 50 anos e trabalhadores da saúde que receberam a primeira dose de reforço há quatro meses ou mais. 

Os municípios podem iniciar a oferta imediatamente. As localidades que tiverem vacinas de Pfizer, Janssen ou AstraZeneca já podem começar a reforçar a imunização, segundo a secretária de Saúde da Paraíba, Renata Nóbrega.

A gerente executiva de Vigilância em Saúde, Talita Tavares, lembra que as vacinas para ampliar a 4ª dose para esse público serão enviadas na próxima semana e os municípios devem solicitar o envio de doses de acordo com a demanda. 

A Secretaria de Estado da Saúde reforça que a campanha de vacinação contra covid-19 continua em vigor em todo estado e que há mais 1,3 milhão de paraibanos em atraso para a primeira dose de reforço. 

Neste sábado (4), cerca de 700 postos de vacinação estão disponíveis em 202 municípios para a realização do Dia “D” não apenas contra a covid-19, mas também contra sarampo e influenza. 

É importante destacar que os municípios precisam realizar a busca ativa das pessoas com doses em atraso para regularizar a situação vacinal e informar a aplicação nos sistemas de monitoramento do Ministério da Saúde.






Da Redação
com clickpb
Compartilhar no Google Plus
0 comentários (convencional)
comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO! O teor/conteúdo e/ou linguagem de cada comentário é de responsabilidade de quem o manifestou. No entanto, seguindo preceitos de ética e respeito, nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários que violem o propósito democrático do Portal Sem Censura PB ou que utilize-se de palavras inadequadas ou ofensivas à honra alheia.