Ouça a matéria:

Pedro e Veneziano estão entre 18 candidatos ao governo de famílias tradicionais na política


É inegável a dificuldade de renovação na política. Além das indicações de quem já possui mandato deixarem as disputas desiguais, os sobrenomes também dão outro peso para candidaturas. A perpetuação de famílias no poder é algo constatado em todo o país e de forma mais intensificada na região Nordeste.

De acordo com levantamento da Folha de São Paulo, pelo menos 18 pessoas entre filhos, netos e sobrinhos de políticos tradicionais devem disputar o cargo de governador neste ano. O levantamento aponta, entre esses nomes, os pré-candidatos Pedro Cunha Lima (PSDB) e Veneziano Vital do Rêgo (MDB), aqui na Paraíba.

O deputado federal da família Cunha Lima é filho do ex-governador Cássio Cunha Lima e neto do também ex-governador Ronaldo Cunha Lima. Pedro vai para a sua primeira disputa majoritária. Outros integrantes da família Cunha Lima também estão na política.

Já o senador Veneziano Vital do Rêgo é neto do ex-governador Pedro Gondim e filho da senadora Nilda Gondim (MDB). Atualmente, mãe e filho ocupam duas das três cadeiras da Paraíba no Senado Federal. A família também conta com o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) e ex-senador, Vital do Rêgo, irmão do pré-candidato Veneziano.

Ainda de acordo com o levantamento da Folha, dos 18 representantes de famílias tradicionais na política que vão para a disputa, 15 estão estreando em disputas majoritárias, como é o caso de Pedro. O fenômeno é mais intenso no Nordeste, onde filhos de políticos concorrem a governos em sete estados. Também há candidaturas no Acre, Pará e Rio Grande do Sul.






Do Blog Jornal da Manhã
Compartilhar no Google Plus
0 comentários (convencional)
comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO! O teor/conteúdo e/ou linguagem de cada comentário é de responsabilidade de quem o manifestou. No entanto, seguindo preceitos de ética e respeito, nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários que violem o propósito democrático do Portal Sem Censura PB ou que utilize-se de palavras inadequadas ou ofensivas à honra alheia.