Ouça a matéria:

Morte de caranguejos na PB foi provocada por chuvas e salinidade da água

O relatório foi divulgado nesta segunda-feira (20), após análise dos materiais coletados.Caranguejos estavam espalhados pelas areias da praia de Acaú, em Pitimbu (Foto: Reprodução/Redes sociais) 

A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) da Paraíba concluiu o relatório sobre a morte de centenas de caranguejos na praia de Acaú, em Pitimbu. Segundo o documento, os animais morreram pelo “elevado índice pluviométrico entre os dias 25 e 31 de maio, o aumento da vazão do rio Tracunhaém, o alagamento das zonas de manguezais e as mudanças em parâmetros físico-químicos (turbidez e salinidade) da água”.

O relatório foi divulgado nesta segunda-feira (20), após análise dos materiais coletados.

De acordo com a Sudema, as chuvas intensas ocasionaram "alterações comportamentais e fisiológicas nos indivíduos da espécie Ucides cordatus, fazendo com que estes se deslocassem ou fossem carregados pelo fluxo de água".

Conforme uma nota divulgada pela Sudema, a obtenção de alimento por essa espécie de caranguejo é realizada durante a baixamar nas proximidades das tocas. Desse modo, esses indivíduos tendem a se deslocar mais, à procura de zonas menos inundadas e, neste processo de migração, encontra alguns obstáculos, como a alta turbidez e a baixa salinidade, que acaba gerando uma alteração no equilíbrio osmótico.

O órgão informou ainda que a busca por outros locais distintos ao manguezal expõe esses animais a áreas com ausência de cobertura vegetal, ocasionando uma exposição prolongada à radiação solar. Consequentemente, os indivíduos sofrem com a incidência direta dos raios UV, gerando morte celular programada de células específicas do sistema nervoso. E, posteriormente, morte por exposição prolongada à radiação solar.





Da Redação
com T5
Compartilhar no Google Plus
0 comentários (convencional)
comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO! O teor/conteúdo e/ou linguagem de cada comentário é de responsabilidade de quem o manifestou. No entanto, seguindo preceitos de ética e respeito, nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários que violem o propósito democrático do Portal Sem Censura PB ou que utilize-se de palavras inadequadas ou ofensivas à honra alheia.