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Novo RG está valendo desde março; confira como tirar o novo documento

Governos estaduais terão até março de 2023 para começar a emitir o novo documento. (Foto: Divulgação/ Redes Sociais)

Desde o último dia 1º de março já está valendo em todo o território nacional a nova versão do RG. Ela nasceu para unificar todos os principais documentos brasileiros em um só.

Certidão de nascimento, de casamento, identificação em órgãos como INSS, carteira de trabalho, CNH e CPF serão as informações que estarão tanto no documento físico, quanto na versão no aplicativo de celular.

Pela sua implementação ser recente, ainda existem muitas dúvidas sobre como ele vai funcionar e o prazo que o cidadão terá para tirar essa nova versão. Confira algumas respostas.

Qual o prazo para eu fazer novo RG?

Ninguém vai precisar correr para tirar uma nova versão do documento, já que não há prazo final para a unificação do RG no país. Inclusive, os estados só vão ser obrigados a oferecer a renovação no novo formato e atualizar o sistema a partir do dia 6 de março de 2023. 

Além disso, o documento atual vai valer por mais 10 anos para os cidadãos com menos de 60 anos. Logo, a obrigatoriedade da nova versão do RG só começará a valer em 2032. 

Como tirar o documento? 

Contudo, caso você queira, já poderá pedir a nova versão do RG se o seu estado estiver emitindo. 

O documento poderá ser emitido por quem já fez o cadastro biométrico na Justiça Eleitoral ou em outros institutos de identificação. Ou seja, a nova carteira de identidade digital poderá ser solicitada por pessoas que tiveram as impressões digitais inseridas na Base de Dados da Identificação Civil Nacional (BDICN).

Este processo pode ser feito inteiramente em uma unidade do Poupatempo ou no aplicativo Gov.br.

Depois de instalar o aplicativo gov.br, o cidadão deverá preencher um pré-cadastro informando:

– CPF;

– Nome;

– Filiação;

– Data de nascimento;

– Endereço de e-mail;

– Número do telefone e senha de sua escolha.

Depois, é só finalizar a solicitação em um ponto de atendimento, físico ou virtual, disponível. Posteriormente as carteiras serão distribuídas pelas Secretarias de Segurança Pública dos Estados e do Distrito Federal.






Da Redação
com ISTOÉ Dinheiro
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