Ouça a matéria:

SEM NOÇÃO: Projeto de Raniery pretende elevar cachorro-quente à condição de patrimônio cultural imaterial da PB


O deputado estadual Raniery Paulino (Republicanos) apresentou na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), um Projeto de Lei Ordinária (3735/2022) que pretende elevar o cachorro-quente da Mundial Lanches, que tem sua matriz no bairro de Jaguaribe, em João Pessoa, à condição de patrimônio cultural imaterial da Paraíba.

Em sua justificativa, o deputado Raniery afirma que o tradicional cachorro quente do Mundial Lanches é irresistível e parada obrigatória há mais de 50 anos.

"Pessoas de todas as idades se deliciam com o lanche rápido dessa antiga casa comercial, que resiste ao tempo vendendo comida boa. O cachorro-quente permanece famoso, delicioso e quem vai ao estabelecimento de Jurandir, geralmente, não se contenta, apenas, com um. Os consumidores preferem o cachorro, acompanhado de um caldo de cana, conforme a tradição", justificou o deputado.

O Mundial Lanches continua com a sua matriz no bairro de Jaguaribe, mas se expandiu e tem filiais nos bairros de Tambaú e Manaíra, empregando mais de 50 pessoas.

De acordo com o IPHAN, o termo patrimônio histórico e os bens culturais de natureza imaterial dizem respeito "àquelas práticas e domínios da vida social que se manifestam em saberes, ofícios e modos de fazer; celebrações; formas de expressão cênicas, plásticas, musicais ou lúdicas; e nos lugares (como mercados, feiras e santuários que abrigam práticas culturais coletivas). Já a Constituição Federal de 1988, em seus artigos 215 e 2016, ampliou a noção de patrimônio cultural ao reconhecer a existência de bens culturais de natureza material e imaterial.




Da Redação
com informações de Além do Fato
Compartilhar no Google Plus
0 comentários (convencional)
comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO! O teor/conteúdo e/ou linguagem de cada comentário é de responsabilidade de quem o manifestou. No entanto, seguindo preceitos de ética e respeito, nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários que violem o propósito democrático do Portal Sem Censura PB ou que utilize-se de palavras inadequadas ou ofensivas à honra alheia.