Ouça a matéria:

Mortes de trabalhadores por acidentes aumentam 35% na Paraíba em um ano


Entre 2020 e 2021, o número de acidentes de trabalho na Paraíba aumentou 27% e mortes de trabalhadores por acidentes aumentaram 35%. Em 2020, foram 2,3 mil notificações de acidentes de trabalho no Estado, com 14 óbitos registrados e, em 2021, foram 2,9 mil ocorrências com 19 mortes, segundo os dados atualizados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, iniciativa do Ministério Público do Trabalho (MPT) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Os novos dados do Observatório (smartlabbr.org/sst) foram apresentados pelo MPT – em live na semana passada – dentro das ações do movimento Abril Verde. A campanha nacional alerta para a importância da notificação de acidentes e doenças do trabalho, para que se possa implementar políticas públicas de prevenção e, com isso, reduzir os índices de acidentes, adoecimentos e mortes.

Os novos dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho mostram que, do total de 2.939 acidentes de trabalho registrados na Paraíba em 2021, 43% ocorreram em João Pessoa, ou seja, 1.267 casos.

Segundo o Observatório, em 2021, 1,6 mil trabalhadores na Paraíba foram afastados das suas atividades porque foram vítimas de acidentes de trabalho; 48 não retornaram porque ficaram inválidos e foram aposentados por invalidez.

‘Atividades de Atendimento Hospitalar’ registraram mais acidentes

‘Atividades de Atendimento Hospitalar’ foi o setor econômico com mais notificações de acidentes de trabalho em 2021 (244 casos), considerado o universo de trabalhadores com vínculo de emprego. Fabricação de calçados, construção de edifícios, atividades de Correios, comércio e supermercados, teleatendimento, distribuição de energia elétrica, atividades de transportes, administração pública em geral e coleta de resíduos também estão entre os setores econômicos com mais notificações de acidentes registrados no ano passado, segundo o Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho.

Ocupações mais atingidas: Técnico de Enfermagem aparece em 1º

Técnico de Enfermagem foi a ocupação mais citada em notificações de acidentes de trabalho em 2021 (com 140 casos), considerado também o universo de trabalhadores com vínculo de emprego. Motorista de caminhão, servente de obras, pedreiro, vigilante e eletricista também aparecem entre as ocupações com mais notificações de acidentes.

Idade e sexo das vítimas de acidentes

A maioria das vítimas de acidentes de trabalho na Paraíba está em plena idade produtiva, é do sexo masculino e tem entre 25 e 29 anos. Entre as mulheres vítimas de acidentes, a faixa etária mais frequente é entre 30 e 34 anos.

Dia em Memória às Vítimas de Acidentes

Esta quinta-feira, 28 de abril, é o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho e Dia em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho, instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).

A Campanha

A Campanha Abril Verde 2022 traz como tema “Todo acidente de trabalho deve ser notificado. O trabalhador não é invisível”. A campanha alerta para os altos índices de subnotificação de acidentes de trabalho. O movimento Abril Verde é voltado à prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.

Este ano, o MPT foca a campanha do Abril Verde na importância de fortalecimento da saúde do trabalhador no Sistema Único de Saúde (SUS) e no combate à subnotificação de acidentes de trabalho e agravos à saúde.






Da Redação
Compartilhar no Google Plus
0 comentários (convencional)
comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO! O teor/conteúdo e/ou linguagem de cada comentário é de responsabilidade de quem o manifestou. No entanto, seguindo preceitos de ética e respeito, nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários que violem o propósito democrático do Portal Sem Censura PB ou que utilize-se de palavras inadequadas ou ofensivas à honra alheia.