Ouça a matéria:

DICAS: Saiba como o clima pode impactar no consumo de energia


A nova estação chegou registrando chuvas e temperaturas mais baixas em várias cidades paraibanas.

E a mudança na rotina pode contribuir para o aumento do consumo de energia com o uso do chuveiro na posição Inverno e secadoras de roupa, que são considerados um dos vilões do consumo neste período.

Além de outros hábitos corriqueiros como: mais utilização do secador de cabelo, esquecimento de mudar o termostato da geladeira para um nível mais baixo, aumentar o uso de roupas para aquecer e consequentemente para lavar e passar.

Por isso, o alerta para o uso consciente de eletroeletrônicos tem uma função dupla: é uma economia para o bolso do consumidor e minimiza o desperdício dos recursos naturais do meio ambiente.

Não é novidade que o valor da conta de luz é muito impactado pelos hábitos de consumo, mas o clima também é um fator que interfere bastante.

De acordo com a estação do ano, os dias ficam mais quentes ou mais frios, mais úmidos ou secos.

Essas características impactam o comportamento das pessoas e, consequentemente, modificam o uso dos equipamentos como chuveiro elétrico, ar-condicionado, umidificador e geladeira, por exemplo.

Como combater os vilões do consumo de energia

Em uma residência, os vilões mais conhecidos do ponto de vista do consumo de energia são chuveiro elétrico, ferro de passar, máquina de lavar roupa, geladeira e ar-condicionado.

Por isso, prestar atenção para que os equipamentos sejam usados da forma mais eficiente possível é uma dica que vale para todos os dias.

“No caso da máquina de lavar, ela só deve ser acionada quando a quantidade de roupas a serem lavadas estiver próxima da sua capacidade total. Para as geladeiras, a dica é evitar o abre e fecha frequente. Pensar antes nas coisas que precisa tirar ou pôr na geladeira, fazer isso o mais rapidamente possível – juntando mais de uma coisa numa única abertura de porta – e não escancarar a porta ao fazê-lo”, orienta a especialista em Eficiência Energética, Carla Petrucci.

Acompanhe seu histórico de consumo

A boa notícia é que o cliente pode se antecipar e agir de maneira planejada.

Basta acompanhar a variação do consumo consultando a conta de luz e comparando os gastos de um determinado mês em relação ao mesmo período do ano anterior.

Assim, de forma simples e rápida, é possível ter uma noção do valor da conta já considerando as mudanças de temperatura de acordo com a estação.

O cliente tem duas maneiras de fazer a consulta. A Energisa na Paraíba disponibiliza o histórico do consumo na conta de energia, pelo site e também pelo aplicativo Energisa On.

Danillo Lélis, coordenador de serviços comerciais da empresa, lembra que com essas informações em mãos, é possível observar em quais meses o consumo daquela residência é maior em comparação com os demais.

“Pequenas mudanças podem ajudar qualquer pessoa a economizar na conta de luz. Uma vez que sabemos controlar o uso de determinados equipamentos de acordo com as estações, temos condições de melhorar nossos hábitos. Assim, é possível fazer uso consciente de aparelhos elétricos. Temos que usar a energia de forma eficiente durante todo o ano”, alerta Danillo.






Da Redação
com Ascom / Foto: © Fernando Frazão/Agência Brasil
Compartilhar no Google Plus
0 comentários (convencional)
comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO! O teor/conteúdo e/ou linguagem de cada comentário é de responsabilidade de quem o manifestou. No entanto, seguindo preceitos de ética e respeito, nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários que violem o propósito democrático do Portal Sem Censura PB ou que utilize-se de palavras inadequadas ou ofensivas à honra alheia.