Ouça a matéria:

Conta de luz ficará na bandeira verde e sem aumento na cobrança em maio

A bandeira escassez hídrica é mais cara que as verde, amarela e vermelha (Foto: Além da energia)

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nessa sexta-feira, 29, que a bandeira tarifária da conta de luz em maio de 2022 será a verde, em que não há tarifa adicional. A situação representa uma melhora em relação aos últimos meses, em que o país chegou a criar uma bandeira nova, a de ‘escassez hídrica’, com uma cobrança extra de R$ 14,20 a cada kWh consumido. 

A intenção era incentivar a economia de energia, já que o país passava por uma seca e os reservatórios das usinas hidrelétricas estavam baixos, o que obrigava o governo a acionar as termelétricas, mais caras. A bandeira escassez hídrica, mais cara que as verde, amarela e vermelha, ficou ativa de 1º de setembro de 2021 a 15 de abril de 2022. 

No entanto, conforme previsto pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), as fortes chuvas que ocorreram no último verão foram suficientes para que a bandeira verde retornasse – a expectativa é que ela permaneça até o fim de 2022 e que 2023 também seja tranquilo, mesmo se houver uma nova seca, devido a investimentos em projetos de geração e transmissão de energia.






Da Redação
com JovemPan
Compartilhar no Google Plus
0 comentários (convencional)
comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO! O teor/conteúdo e/ou linguagem de cada comentário é de responsabilidade de quem o manifestou. No entanto, seguindo preceitos de ética e respeito, nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários que violem o propósito democrático do Portal Sem Censura PB ou que utilize-se de palavras inadequadas ou ofensivas à honra alheia.