Ouça a matéria:

Brasil tem hoje 'dia D' da vacinação contra a gripe e o sarampo


O "dia D" de vacinação contra a gripe e o sarampo acontece neste sábado (30) em todo o Brasil. O Ministério da Saúde chama todos os integrantes do público-alvo das duas doenças para imunização nas Unidades Básicas de Saúde.

A gripe, assim como a Covid-19, é uma infecção viral que age no sistema respiratório. O vírus se propaga facilmente e, em pessoas mais vulneráveis, pode levar ao desenvolvimento de casos graves e uma sobrecarga do sistema de saúde.

A vacina contra a gripe é a forma mais eficaz de prevenção contra a doença.

Já o sarampo também é uma doença viral, e uma das mais transmissíveis em circulação. Há um alto risco para crianças desnutridas e com menos de 1 ano. Por isso, essa etapa da campanha irá focar nessa faixa etária e nos trabalhadores da saúde.

As taxas de imunização contras as doenças estão abaixo da meta. No caso do sarampo, especialistas temem o retorno da doença. Em 13 de abril,  o estado de São Paulo confirmou o segundo caso da infecção, sendo que outros 25 estavam em investigação.

A vacina está disponível nos postos de saúde para ser tomada, mas em 2021 a cobertura nacional da primeira dose da tríplice viral foi 71%, e a da segunda dose foi de 50%. O esperado é de 95% do público infantil.






Da Redação
com G1
Compartilhar no Google Plus
0 comentários (convencional)
comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO! O teor/conteúdo e/ou linguagem de cada comentário é de responsabilidade de quem o manifestou. No entanto, seguindo preceitos de ética e respeito, nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários que violem o propósito democrático do Portal Sem Censura PB ou que utilize-se de palavras inadequadas ou ofensivas à honra alheia.