Ouça a matéria:

Caramujo africano: aprenda método caseiro para combater molusco

Caracol africano pode transmitir meningite (Foto: Reprodução/Prefeitura de Santos).

O aumento das chuvas pode ocasionar a reprodução do Achatina fulica, o caramujo africano. O verme traz riscos à saúde do ser humano e pode transmitir, inclusive, meningite.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Gerência de Vigilância Ambiental e Zoonoses, orienta que a população não tenha contato direto com o bicho. “Ambientes com matéria orgânica e vegetação como os quintais e jardins das casas favorecem o aparecimento do caracol e uma forma de prevenir a reprodução do caramujo africano é a partir da limpeza dos terrenos para evitar o crescimento de vegetação, que é o alimento do animal”, explicou a gerente de Vigilância Ambiental da SMS, Pollyana Dantas.

Como combater?

Caso a espécie seja encontrada, a forma mais indicada para combatê-la e, que qualquer pessoa pode fazer, é através da catação, que deve ser feita sempre com a mão isolada por luvas ou sacos plásticos. Em seguida, o caracol deve ser afogado em balde cheio de água com sabão, onde deve permanecer submerso por 30 minutos antes de dispersar a água.

Doença

A meningite causada por A. cantonensis, tipo de verme, começa com a ingestão do caramujo ou de muco do molusco infectado. Uma vez ingeridas, as larvas do verme migram para o sistema nervoso central e se alojam nas meninges – membranas que envolvem o cérebro. O organismo inicia uma reação inflamatória, que resulta no quadro de meningite.

Geralmente, a doença é autolimitada, pois os parasitas não conseguem se reproduzir no ser humano e morrem naturalmente. No entanto, alguns pacientes desenvolvem formas graves e o índice de mortes é de 3%. O atraso no diagnóstico é um dos fatores que contribuem para o agravamento do quadro: cada dia de dor de cabeça prolongada aumenta em 26% as chances de coma.

Caracol africano

Achatina fulica é um molusco vindo da África. Chegou ao Brasil de forma ilegal na década de 1980, no Paraná. O caracol africano se reproduz de forma rápida e em larga escala e não possui um predador natural.





Da Redação
com T5
Compartilhar no Google Plus
0 comentários (convencional)
comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO! O teor/conteúdo e/ou linguagem de cada comentário é de responsabilidade de quem o manifestou. No entanto, seguindo preceitos de ética e respeito, nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários que violem o propósito democrático do Portal Sem Censura PB ou que utilize-se de palavras inadequadas ou ofensivas à honra alheia.