Ouça a matéria:

Veja cita Veneziano entre os políticos que derrubaram PT e hoje flertam com Lula


Renan Calheiros (AL), Eunício Oliveira (CE), Garibaldi Alves (RN), Omar Oziz (AM), Paulinho da Força (SP), Veneziano Vital do Rêgo (PB) e Danilo Cabral (PE). Esses são alguns dos políticos listados pela Revista Veja que ajudaram a derrubar o Partido dos Trabalhadores do poder, em 2016, e hoje se mostram resignados e dispostos a contribuir com o retorno do ex-presidente Lula (PT) ao Palácio do Planalto.

“No MDB, que assumiu a presidência no lugar do PT com Michel Temer, uma boa parte agora pode apoiar Lula. Os laços mais firmes são construídos com o senador Renan Calheiros (AL), que já afirmou ter se arrependido de seu voto pela saída de Dilma, e o ex-senador Eunício Oliveira. O líder cearense não só organizou um jantar em sua casa para receber Lula no ano passado como conta com o apoio do petista para voltar à Câmara dos Deputados e disputar a presidência da Casa na nova legislatura”, diz trecho do texto postado nessa quinta-feira (3) na Coluna Maquiavel – edição online da Revista Veja.

“DOIS DEPUTADOS QUE VOTARAM A FAVOR DO IMPEACHMENT DEVEM SER CANDIDATOS AOS GOVERNOS ESTADUAIS COM O APOIO DO PT E DE LULA: VENEZIANO VITAL DO RÊGO (MDB), NA PARAÍBA; E DANILO CABRAL (PSB), EM PERNAMBUCO”, ACRESCENTA.

Clique aqui ou leia abaixo o texto na íntegra.
Os políticos que ajudaram a derrubar o PT do poder e hoje apoiam Lula

De olho na formação de uma frente ampla capaz de derrotar Jair Bolsonaro nas eleições de 2022, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não tem economizado nas negociações, o que inclui conversas com alguns dos algozes de Dilma Rousseff no processo de impeachment que apeou o PT do poder em 2016.

Para Lula, a palavra de ordem é deixar o passado para trás. O resultado mais vistoso deste movimento é a aproximação com o ex-governador e ex-tucano Geraldo Alckmin, adversário histórico do PT em eleições majoritárias – disputou inclusive com Lula, em 2006 – e agora detém as maiores chances de ser candidato a vice em uma chapa com o petista.

No MDB, que assumiu a presidência no lugar do PT com Michel Temer, uma boa parte agora pode apoiar Lula. Os laços mais firmes são construídos com o senador Renan Calheiros (AL), que já afirmou ter se arrependido de seu voto pela saída de Dilma, e o ex-senador Eunício Oliveira. O líder cearense não só organizou um jantar em sua casa para receber Lula no ano passado como conta com o apoio do petista para voltar à Câmara dos Deputados e disputar a presidência da Casa na nova legislatura.

Mas a aproximação entre PT e MDB também se dá em outros estados do Nordeste, onde Lula tem amplo favoritismo. No Rio Grande do Norte, o ex-senador Garibaldi Alves vai se lançar à Câmara em uma provável aliança em torno da reeleição da governadora petista Fátima Bezerra. A ex-ministra Marta Suplicy, que chegou a trocar o PT pelo MDB, também se reaproxima de Lula.

Presidente da CPI da Pandemia e voto “sim” pelo impeachment de Dilma em 2016, o senador Omar Aziz (PSD-AM) também se aproximou de Lula. Paulinho da Força (Solidariedade-SP), que também votou pelo afastamento da petista, trabalha até para atrair Alckmin e colocar o seu partido como vice de Lula. O ex-senador Cristovam Buarque, que comandou o Ministério da Educação no primeiro mandato de Lula e depois enfileirou-se à oposição, é signatário de um manifesto que pede a eleição do petista em primeiro turno.

Dois deputados que votaram a favor do impeachment devem ser candidatos aos governos estaduais com o apoio do PT e de Lula: Veneziano Vital do Rêgo (MDB), na Paraíba; e Danilo Cabral (PSB), em Pernambuco.

Tucanos

Embora não apoiem Lula, vários tucanos que trabalharam contra Dilma hoje têm uma postura mais amigável com o petista. Aloysio Nunes Ferreira e Arthur Virgílio conversaram com Lula e com o ex-ministro José Dirceu. O presidenciável também falou com o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE).






Da Redação
Compartilhar no Google Plus
0 comentários (convencional)
comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO! O teor/conteúdo e/ou linguagem de cada comentário é de responsabilidade de quem o manifestou. No entanto, seguindo preceitos de ética e respeito, nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários que violem o propósito democrático do Portal Sem Censura PB ou que utilize-se de palavras inadequadas ou ofensivas à honra alheia.