Ouça a matéria:

Neste mês: Prefeitura de Sapé realizará Concurso das Ala Ursas 2022


A Prefeitura de Sapé anunciou o Concurso das Ala Ursas 2022, que será realizado em 27 de março e vai premiar as melhores Ala Ursas. Ano passado o evento não ocorreu devido a pandemia da covid-19 e neste ano, as medidas de segurança serão tomadas para evitar a transmissão do vírus.

O concurso é uma parceria da Prefeitura com a Associação Carnavalesca Independente de Sapé, que receberam os recursos da Lei Aldir Blanc. Ele será realizado na Praça de Eventos Dr João Úrsulo, a partir das 16h. Para ter acesso ao local, é necessário apresentar o passaporte de vacinação. 

Serão 18 agremiações participantes, que terão 25 minutos cada para exibir suas fantasias.  A comissão julgadora será formada por uma equipe de João Pessoa. Os participantes com as três melhores colocações em três categorias receberão troféus. Serão avaliadas as seguintes categorias: urso, bateria, estandarte, tema, teatro, fantasia  e urso revelação.

O secretário executivo de Cultura, Kelson Ricardo, pontua que a festa é uma oportunidade de celebrar e manter a tradição no município. “O carnaval é uma das datas mais importantes em Sapé. O concurso é tradicional, histórico, e vamos dar todo o suporte para que ele aconteça de forma alegre e segura”, pontua.

O concurso das Ala Ursas é uma brincadeira carnavalesca  tradicional na cultura de Sapé, onde o personagem principal é um urso. Com sons e músicas variadas, as fantasias são coloridas e exageradas, sendo escolhidas as melhores através da avaliação de um júri.  

No ano passado, a Prefeitura realizou uma exposição carnavalesca, que revelou fotos antigas, premiações e apresentação de ala ursas. O município foi uma das poucas cidades que realizou um evento alusivo ao carnaval. A comemoração foi uma forma de manter a festividade, que não pôde acontecer por conta do cenário de pandemia naquela época.
 

Fonte: Secretaria de Comunicação - Sapé /Assessoria de Imprensa


Compartilhar no Google Plus
0 comentários (convencional)
comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO! O teor/conteúdo e/ou linguagem de cada comentário é de responsabilidade de quem o manifestou. No entanto, seguindo preceitos de ética e respeito, nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários que violem o propósito democrático do Portal Sem Censura PB ou que utilize-se de palavras inadequadas ou ofensivas à honra alheia.