Ouça a matéria:

Especialistas alertam para uso abusivo de analgésicos; secretário da PMJP teve infecção agravada devido ao Tylenol


Os analgésicos estão entre os remédios mais consumidos no mundo. Basta uma dor ou febre, e recorremos a eles. Mas o uso abusivo destes medicamentos pode prejudicar a saúde. Os especialistas alertam para o perigo que pode afetar o fígado, e até levar ao óbito.

O Tylenol Sinus, é um dos medicamentos mais usados pelos pacientes. Trata-se de um remédio indicado para aliviar os sintomas da gripe, resfriado ou sinusite, como congestão nasal, nariz entupido, mal estar, dor de cabeça, no corpo ou febre, pois contém na sua composição duas substâncias, o paracetamol, com ação analgésica e antitérmica, e o cloridrato de pseudoefedrina, que é descongestionante nasal.

Quando consumido em dose maior do que a recomendada, intoxica as células e pode provocar danos hepáticos graves. A farmacêutica Rosemary Sousa Cunha Lima, alertou ao portal, que o uso em excesso pode causar hepatite.

“O uso excessivo pode causar hepatite medicamentosa, por intoxicação nas células hepáticas. Isso pode representar um prejuízo grave ao paciente, podendo , inclusive levar à morte” alertou.

Ela observou que os especialistas consideram excessivo o uso do medicamento por mais de dez dias seguidos ou acima de 5 g do princípio ativo por dia.

O farmacêutico e coordenador da  Farmácia Escola da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Ricardo Moura, também alertou para o perigo do uso excessivo dos analgésicos, com complicações na saúde, imediatas ou no futuro.

Ouvido pelo PB Agora, ele alertou que o uso incorreto deste tipo de medicamento pode levar até o paciente ao óbito.

Ricardo Moura explicou que existem fármacos que são anti-inflamatórios e outros que tem uma ação mais analgésicas. O especialista  explicou que esses anti-inflamatórios atuam no combate à inflação, e automaticamente, diminui a dor. No entanto, o uso abusivo deles podem provocar efeitos colaterais como os distúrbios gástricos intestinal e cardiovasculares, além de uma sobrecarga renal.

“Além dos opióides eles podem levar inclusive a morte. Existem outros  que atuam diretamente no cérebro, no sistema nervoso” observou.

Que diga, o secretário de comunicação de João Pessoa, Marcos Vinícius. Ele teve infecção e tomou muito Tylenol Sinus que acabou agravando o problema dele. As taxas do fígado subiram assustadoramente..

Segundo o secretário, o Dr Italo Kumamoto afirmou que esse remédio é campeão nos EUA por levar pessoas ao transplante de fígado.

Alguns pacientes ouvidos pelo PB Agora, também confirmaram que tomaram paracetamol, e os exames  realizados no tratamento,  atestaram alteração no fígado.

O paracetamol é um analgésico é indicado para o alívio temporário dos sintomas decorrentes de gripes, resfriados comuns e sinusites tais como congestão nasal, obstrução nasal, coriza, mal-estar, dores pelo corpo, dor de cabeça, entre outros; e para redução da febre.

O medicamento começa a fazer efeito entre 30 minutos e uma hora depois de ingerido. A venda sem receita médica não significa que o uso por conta própria está liberado. A intoxicação por paracetamol é tida como a principal causa de danos ao fígado no Ocidente.

 




Da Redação
com PB Agora
Compartilhar no Google Plus
0 comentários (convencional)
comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO! O teor/conteúdo e/ou linguagem de cada comentário é de responsabilidade de quem o manifestou. No entanto, seguindo preceitos de ética e respeito, nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários que violem o propósito democrático do Portal Sem Censura PB ou que utilize-se de palavras inadequadas ou ofensivas à honra alheia.