Ouça a matéria:

Datafolha: 51% são favoráveis à suspensão de apps de mensagens que não obedecem à Justiça; 43% são contra


Uma pesquisa do instituto Datafolha divulgada neste sábado (26) pelo jornal "Folha de S. Paulo" mostrou que 51% da população são favoráveis à suspensão de aplicativos de mensagens, como o Telegram ou o Whatsapp, que não obedeçam determinações da Justiça para conter a divulgação de notícias falsas. Por outro lado, 43% são contra esse tipo de medida.

Se declararam indiferentes ao tema 3%, e outros 3% não souberam opinar.

O levantamento ouviu 2.556 pessoas acima de 16 anos na terça-feira (22) e na quarta (23), quatro dias depois de o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ter determinado a suspensão do Telegram em todo o país. Moraes considerou que o aplicativo não estava acatando ordens da Justiça contra as fake news.

Dois dias depois, Moraes tirou a suspensão, após o Telegram se comprometer a acatar as medidas.

Parceria do TSE com as redes

Nos últimos meses, o STF e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vêm tomando medidas para evitar disseminação de notícias falsas nas redes sociais e interferência indevida nas eleições.

Em fevereiro, o TSE firmou um acordo com oito plataformas, mas o Telegram não atendeu aos chamados. As oito foram: Twitter, TikTok, Facebook, WhatsApp, Google, Instagram, YouTube e Kwai.

O Telegram só assinou a parceria nesta sexta-feira (25).

Detalhes da pesquisa

Segundo o Datafolha, entre os eleitores do presidente Jair Bolsonaro, mais pessoas são contrárias à suspensão de redes sociais que não obedeçam à Justiça do que entre os eleitores do rival dele na disputa eleitoral, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

58% dos eleitores de Bolsonaro não apoiam a medida. Entre os eleitores de Lula, esse índice é de 38%.

O Telegram é bastante popular entre bolsonaristas e uma das principais ferramentas usadas pelo presidente para a comunicação direta com seus apoiadores.

Em outras plataformas, Bolsonaro já teve diversos conteúdos bloqueados e submetidos a avisos de desinformação. Mas, no Telegram, as regras têm sido mais flexíveis.

A concordância com a suspensão de plataformas desobedientes é maior entre quem ganha mais de dez salários mínimos (58%). Nessa faixa da população, 31% são contra os bloqueios.

Entre as pessoas com ensino superior essa opinião chega a 56%. Os contrários são 40%.







Da Redação
com G1
Compartilhar no Google Plus
0 comentários (convencional)
comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO! O teor/conteúdo e/ou linguagem de cada comentário é de responsabilidade de quem o manifestou. No entanto, seguindo preceitos de ética e respeito, nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários que violem o propósito democrático do Portal Sem Censura PB ou que utilize-se de palavras inadequadas ou ofensivas à honra alheia.