Ouça a matéria:

Bolsonaro diz que fala de Arthur do Val sobre ucranianas é 'tão asquerosa que nem merece comentário'

O presidente Jair Bolsonaro (PL) durante visita a São José do Rio Preto (SP) em fevereiro de 2022. (Foto: Renato Pavarino/g1)

O presidente Jair Bolsonaro classificou nesse domingo (6) como “asquerosa” a fala do deputado estadual Arthur do Val (Podemos-SP), conhecido como "Mamãe Falei", a respeito de mulheres ucranianas. Em áudios, o parlamentar disse que as ucranianas são "fáceis, porque são pobres".

Após conversar com apoiadores em frente à residência oficial do Palácio da Alvorada, Jair Bolsonaro foi questionado por um repórter da CNN Brasil sobre sua opinião a respeito dos comentários de Arthur Do Val.

“[A declaração] é tão asquerosa que nem merece... É tão asquerosa que nem merece comentário”, disse o presidente, que tem histórico de declarações preconceituosas sobre mulheres.

Arthur do Val confirmou a autoria dos áudios, que foram enviados por ele a um grupo privado de uma rede social. O deputado estadual estava em viagem à Ucrânia onde foi arrecadar doações para refugiados ucranianos após a invasão da Rússia ao país e também conhecer a resistência ucraniana à invasão.

Ao desembarcar em São Paulo neste sábado (5), o deputado disse que o que falou "foi um erro, em um momento de empolgação". A declaração foi criticada por políticos, pela comunidade ucraniana, e pelo encarregado de negócios da Embaixada da Ucrânia no Brasil, Anatoliy Tkach.

Quinze deputados estaduais assinaram uma representação contra Arthur do Val protocolada na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) neste domingo. No documento, os deputados defendem a perda do mandato de Arthur do Val.






Da Redação
com informações do G1/Brasília
Compartilhar no Google Plus
0 comentários (convencional)
comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO! O teor/conteúdo e/ou linguagem de cada comentário é de responsabilidade de quem o manifestou. No entanto, seguindo preceitos de ética e respeito, nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários que violem o propósito democrático do Portal Sem Censura PB ou que utilize-se de palavras inadequadas ou ofensivas à honra alheia.