Ouça a matéria:

Prejuízo causado por esquema de combustíveis na PB pode chegar a milhões, diz delegado


O delegado Allan Murilo Terruel, da Delegacia Especializada Contra o Crime Organizado (Deccor) afirmou, em entrevista ao programa F5, da 89 Rádio Pop, ontem (20), que o prejuízo ao erário público, investigado na Operação Passando a Limpo, deflagrada hoje no alto Brejo paraibano, pode chegar a milhões de reais. As ações policiais cumpriram 14 busca e apreensão domiciliar em Dona Inês, Solânea e Guarabira.

De acordo com o delegado, a quantia é estimada apenas na investigação sobre o fornecimento de combustíveis à Prefeitura de Dona Inês entre 2017 e 2020. O posto, conforme ele, tinha como administrador o então prefeito do município, João Idalino.

A investigação aponta que João Idalino utilizou um posto de combustível para desvio de recursos públicos, fraudes em procedimentos licitatórios e lavagem de dinheiro

Allan Murilo Terruel destacou que as investigações então voltadas à ex-gestão, e ainda não surgiram informações sobre a atual administração do município.

Terruel afirmou que já existia um trabalho contemporâneo à gestão, desenvolvido pelo Ministério Público e pela polícia, mas por razões não citadas, não foi possível trabalhar dentro do contexto temporal desejado.

“Depois desse período de espera, a gente conseguiu detonar a operação e ela é muito importante, porque durante o cumprimento dos mandatos, nós buscamos em elementos probatórios, como recibos de prestadores de serviços, importantes para a investigação, documentos ligados à contabilidade da prefeitura e muito coisa foi alcançada”, explicou.

O delegado explicou que agora, a Polícia Civil vai analisar os documentos, preparar um relatório substanciado e os equipamentos eletrônicos apreendidos serão submetidos, com ordem judicial, a uma extração de conteúdos e análises por uma equipe de inteligência.

“Esse é um conjunto de informações importantes que vai dar subsidio para o trabalho que já está pontuado e formalizado, mas abre caminhos para novas possibilidades, já que no estudo desse material, surgindo novas informações, de conexões e como foram trabalhadas, bem como as hipóteses levantadas, a investigação se entende e ganha novo espaço”, comentou.





Da Redação
Compartilhar no Google Plus
0 comentários (convencional)
comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO! O teor/conteúdo e/ou linguagem de cada comentário é de responsabilidade de quem o manifestou. No entanto, seguindo preceitos de ética e respeito, nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários que violem o propósito democrático do Portal Sem Censura PB ou que utilize-se de palavras inadequadas ou ofensivas à honra alheia.