Ouça a matéria:

Paraíba dispensa verificação obrigatória de temperatura em estabelecimentos públicos e privados

O documento destaca que, além de outras razões, nem todos os infectados com Covid-19 manifestam febre e que a transmissão pode ocorrer mesmo sem o aparecimento de sinais e sintomas. (Foto: Pixabay/Imagem ilustrativa)

O Estado da Paraíba dispensou a obrigatoriedade de verificação de temperatura nos estabelecimentos públicos e privados durante a pandemia do novo coronavírus. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou, nesta terça-feira (14), uma Nota Técnica que dispensa essa aferição de temperatura corporal.

O documento destaca que, além de outras razões, nem todos os infectados com Covid-19 manifestam febre e que a transmissão pode ocorrer mesmo sem o aparecimento de sinais e sintomas.

Segundo o secretário executivo da Saúde da Paraíba, Daniel Beltrammi, a aferição da temperatura corporal como forma de triagem tem pouca efetividade no atual contexto de pandemia. Ele explica que indivíduos que não apresentam febre, durante período de incubação da Covid-19, ou fazendo uso de antitérmicos, podem não ser detectados por meio desta medida, além do cenário de redução de número de casos sintomáticos em função da crescente cobertura vacinal na Paraíba.

"É relevante lembrar que as demais medidas definidas em decretos, notas técnicas e protocolos estaduais devem ser continuamente e ininterruptamente executadas. Testagem nos sintomáticos, o uso constante de máscaras, evitar aglomerações e a busca ativa dos não vacinados são medidas extremamente importantes para conter o coronavírus", explicou o secretário.

O secretário destaca que toda a população acima de 12 anos está apta para ser vacinada e aqueles com mais de 18 que já completaram o esquema vacinal de duas doses devem buscar tomar a dose de reforço. O documento reforça ainda que as orientações podem mudar de acordo com novas condutas recomendadas pelo Ministério da Saúde, órgãos Internacionais e avanços científicos por conseguinte.





Da Redação
com Secom/PB
Compartilhar no Google Plus
0 comentários (convencional)
comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO! O teor/conteúdo e/ou linguagem de cada comentário é de responsabilidade de quem o manifestou. No entanto, seguindo preceitos de ética e respeito, nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários que violem o propósito democrático do Portal Sem Censura PB ou que utilize-se de palavras inadequadas ou ofensivas à honra alheia.