Ouça a matéria:

FIQUE ATENTO(A): Infectologista explica sintomas e grupos de risco da gripe H3N2


O infectologista Fernando Chagas afirmou que a Influenza A H3N2 pode causar mialgia, que são dores musculares que costumam deixar as pessoas de cama. Ele disse que coriza, dor de cabeça, olhos vermelhos, diarreia, febre alta, obstrução nasal, dor de ouvido e tosse também são sintomas comuns da gripe H3N2 e que podem não acometer todas as pessoas que são infectadas pelos vírus.

De acordo com o médico, crianças abaixo de cinco anos de idade, idosos com mais de 65 anos, pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas correm o risco de sofrer com quadros mais graves da gripe, que podem evoluir para uma pneumonia bacteriana.

Fernando explicou, durante entrevista a uma emissora de rádio, que é preciso analisar a intensidade dos sintomas antes de procurar o sistema de saúde adequado.

“A orientação de quem está doente é o seguinte: você está com sintomas gripais, são sintomas leves e você não tem fatores de risco? Você pode procurar uma unidade de saúde. Você se enquadra em populações de risco, é idoso, vovozinho, você tem diabete descontrolada e está com sintomas mais intensos? Aí sim, urgência”, disse.





Da Redação
Compartilhar no Google Plus
0 comentários (convencional)
comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO! O teor/conteúdo e/ou linguagem de cada comentário é de responsabilidade de quem o manifestou. No entanto, seguindo preceitos de ética e respeito, nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários que violem o propósito democrático do Portal Sem Censura PB ou que utilize-se de palavras inadequadas ou ofensivas à honra alheia.