Ouça a matéria:

Secretário de Saúde antecipa que regulamentação do passaporte da vacina poderá exigir duas doses e teste na Paraíba


A regulamentação do passaporte da vacinação deve ser anunciada na próxima semana. Essa foi a previsão do secretário de Saúde, Geraldo Medeiros, em entrevista ao programa Arapuan Verdade, nessa quinta-feira (11). A regulamentação exigirá as duas doses e, em casos de eventos de grande porte, será exigido o teste da covid-19 até 72h antes. 

"O decreto ficou omisso a uma série de fatos. O passaporte vacinal é para o esquema vacinal completo e também com o teste em caso de shows com grandes aglomerações. Esse é um momento crucial. Outros países não atentaram para isso e nós temos que aprender com o erro dos outros", disse.

O gestor analisou os casos de municípios que retomam decretos mais rígidos devido o aumento de casos. "Temos a taxa de transmissão viral e vários municípios estão com taxa de transmissão acima de 2, onde uma pessoa chega a contaminar 200 pessoas", explicou.

Segundo ele, existem vários elementos para que haja uma possibilidade de flexibilização. "Entre quando se adota uma flexibilização deve ser analisado o percentual de vacinação, número de casos ativos, e a taxa de transmissão", analisou. 

Ao analisar essa situação, o secretário destacou que a atitude de retirar a máscara deve ser repensada. "Nós não podemos estipular tempo de retirada de máscara somente pela vacinação, por conta desses elementos que devem ser levados em consideração pelos gestores. A retirada de máscara é a ultima atitude a ser tomada em uma pandemia. Sabemos que só após mais de 80% vacinados com as duas doses é que se pode pensar nisso", considerou.





Da Redação
com Emmanuela Leite
Compartilhar no Google Plus
0 comentários (convencional)
comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO! O teor/conteúdo e/ou linguagem de cada comentário é de responsabilidade de quem o manifestou. No entanto, seguindo preceitos de ética e respeito, nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários que violem o propósito democrático do Portal Sem Censura PB ou que utilize-se de palavras inadequadas ou ofensivas à honra alheia.