Ouça a matéria:

Mari – Sem Censura: Dr.ª Emanuelle fala de ações da Saúde, reafirma não ter pretensão política e esclarece sobre denúncia do MP


Na última quarta-feira (08), a Secretária de Saúde do município de Mari (PB), doutora Emanuelle Chaves, participou do jornalístico online SEM CENSURA, apresentado pelo jornalista e multimídia Marcos Silva e pelo multimídia Silvano Silva. O advogado Josenilson Avelino também participou da conversa.

Em uma audiência de mais de 5 mil pessoas alcançadas e quase 2 mil visualizações diretas, Emanuelle Chaves falou das ações desenvolvidas pela sua secretaria, demonstrou preocupação com o novo aumento nos números da Covid e sobre a possibilidade de chegada da variante Delta ao município além de esclarecer a sobre uma denúncia do Ministério Público envolvendo seu nome e de outras pessoas no município de Alagoa Grande (PB). A secretária também desmentiu especulações de setores da imprensa reiterando não ter qualquer pretensão política.

DENÚNCIA DO MP (CASO DE ALAGOA GRANDE)

Esclarecendo a polêmica em torno de matéria que noticiou uma denúncia do Ministério Público em relação a uma licitação no município de Alagoa Grande e que cita seu nome dentre outros, doutora Emanuelle deixou claro que o fato não tem nada haver com seu trabalho em Mari e declarou estar na tranquilidade de que tudo será resolvido quando a investigação abrir o espaço para ampla defesa, destacando que o intuito da operação foi rastrear as empresas que estavam prestando serviço não só em Alagoa Grande, mas em outros municípios.

“Causou um transtorno tão grande aqui em Mari, que ninguém entendeu. Independente do cargo que esteja ocupando, atos administrativos são comuns a agentes públicos e tudo isso é passível de questionamento do MP. É normal. Então, depois você apresenta de fato o que aconteceu e tudo se resolve. Então, não sei porque a grandiosidade que isso causou aqui em Mari, até porque não tem nada haver com a gestão de Mari, pois foi de sete anos atrás, na gestão de outro município.” – disse.

“Na realidade, eu deixo claro que a operação não estava em busca de gestão alguma ou de secretaria, e sim, era uma operação que estava rastreando as empresas. Onde as empresas estavam participando, estavam sendo investigados; e não só em Alagoa Grande, mas outros municípios, inclusive, aqui em Mari. Então, a gente vai apresentar defesa e vai ser tudo resolvido. (...) Eu estou com essa tranquilidade. Eu não tenho o que temer e se tivesse temendo alguma coisa, não estaria apresentando os fatos e a minha versão à sociedade.” – esclareceu a doutora, a qual lamentou que alguns "profissionais" de comunicação de Mari tenham se empenhado em distorcer os fatos e fazer juízo de valor antecipado para satisfazer fins político-partidários.


AÇÕES DA SAÚDE EM MARI

Questionada por um telespectador, a secretária falou que em breve estará sendo finalizada a obra da UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro Silvino Costa a qual estará englobando duas equipes de saúde integrando a Unidade de Saúde do Silvino Costa com a Unidade do Santa Júlia.

Sobre os atendimentos de saúde, a doutora afirmou que o município já efetuou, de janeiro a junho, mais de 15 mil consultas médicas, quase 5 mil atendimentos odontológicos, quase 5 mil atendimentos odontológicos e cerca de 125 mil visitas dos agentes de saúde e mais de 1.440 atendimentos de fisioterapia no Espaço Saúde, com produção registrada em sistema oficial do ministério da saúde, de acordo com relatório dos profissionais.

Quanto ao atendimento do CEAS (Centro Especializado de Atenção à Saúde), a doutora Emanuelle relatou que, de janeiro a junho, houve a realização de 830 consultas especializadas, 539 ultrassonografias e 69 pequenas cirurgias.

A secretária explicou detalhadamente sobre a demora para conseguir vagas em estabelecimentos de Saúde de João Pessoa para algumas consultas, exames e cirurgias, deixando claro que são disponibilizadas cotas que não abrangem a demanda do município que fica dependente dessas vagas liberadas pelos municípios de referência.


NÚMEROS DA COVID E VARIANTE DELTA

A secretária mostrou-se preocupada com o aumento dos casos de Covid no município e alertou para que a população não relaxe nas medidas de prevenção (uso de máscara, álcool em gel e evitar aglomerações) e destacou que o município permanece ativamente realizando testagem e acompanhando os casos suspeitos e confirmados. Quanto à variante Delta, a secretária explicou que é natural que a variante chegue a Mari nos próximos dias, já que outros municípios próximos já possuem casos, enfatizando ser importante que a população procure tomar as doses necessárias da vacina que são oferecidas pelo município.


OBRAS DO NOVO HOSPITAL DE MARI

A secretária desmentiu algumas afirmações falsas de que a obra do novo hospital estaria parada e explicou que a obra permanece sendo feita internamente, por etapas específicas (piso, parte elétrica interna, etc.). Emanuelle esclareceu que há a necessidade de alguns equipamentos serem custeados com emendas parlamentares, mas que a previsão de finalização da obra é para dezembro deste ano.


PRETENSÃO POLÍTICA E EXPOSIÇÃO NA MÍDIA LOCAL

Rechaçando os rumores e afirmações mentirosas por parte de setores da imprensa de que teria sido lançado seu nome para concorrer a cargo político no município, a secretária esclareceu: “Em momento algum, eu me manifestei em relação a isso. Nunca pensei nisso e nunca me expressei sobre isso. Nunca manifestei interesse em candidatura política. (...) Minha vida pública sempre foi de uma pessoa técnica. É o que eu sei fazer e gosto de fazer dentro da saúde pública.” – disse a secretária que também esclareceu que tem sido mais presente nos meios de comunicação devido ao advento da atual pandemia e que o objetivo é de levar os informes à população.

Confira a íntegra da entrevista que inicia por volta de 51 minutos e 30 segundos do vídeo abaixo:


Do Portal SEM CENSURA PB

Compartilhar no Google Plus
0 comentários (convencional)
comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO! O teor/conteúdo e/ou linguagem de cada comentário é de responsabilidade de quem o manifestou. No entanto, seguindo preceitos de ética e respeito, nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários que violem o propósito democrático do Portal Sem Censura PB ou que utilize-se de palavras inadequadas ou ofensivas à honra alheia.