Ouça a matéria:

Açude de Boqueirão, na PB, volta a receber águas da transposição do Rio São Francisco


O açude Epitácio Pessoa, localizado no município de Boqueirão, voltou a receber águas da transposição do Rio São Francisco na segunda-feira (7).

De acordo com o diretor do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) de Boqueirão, Evandro Pereira, o reservatório voltou a receber as águas do Velho Chico por causa da abertura de comportas do açude de Camalaú, que aconteceu na última segunda-feira (30).

O manancial de Camalaú integra o projeto de transposição do Rio São Francisco, pelo Eixo Leste, no Cariri do estado.

Com vazão de 4 mil litros de água por segundo, as comportas ficam abertas por 60 dias, mas esse prazo pode ser estendido. A previsão é de um repasse de pelo menos 20 milhões de metros cúbicos para Boqueirão nesse período.

Atualmente, o açude de Camalaú está carregado com 42.196.697 de metros cúbicos de água, cerca de 87,71% de sua capacidade total, de acordo com dados atualizados pela Agência Estadual de Gestão das Águas (Aesa).

Já o Epitácio Pessoa tem 172.800.442 metros cúbicos de água, aproximadamente 37,04% de sua capacidade, também conforme a Aesa.

O açude Epitácio Pessoa iniciou o ano com pouco mais 50% de sua capacidade. Em junho do ano passado, quando estava com 70,9% do total da sua capacidade, teve as comportas abertas para ajudar a perenizar o Rio Paraíba e levar água para outros reservatórios, como o açude Acauã.

A comportas de Boqueirão também vão permanecer abertas, com uma previsão de repasse de 10 milhões de metros cúbicos de água para o manancial de Acauã.





Da Redação
com G1
Compartilhar no Google Plus
0 comentários (convencional)
comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO! O teor/conteúdo e/ou linguagem de cada comentário é de responsabilidade de quem o manifestou. No entanto, seguindo preceitos de ética e respeito, nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários que violem o propósito democrático do Portal Sem Censura PB ou que utilize-se de palavras inadequadas ou ofensivas à honra alheia.