Ouça a matéria:

“Estratégia mais poderosa é a imunização”, diz Beltrammi sobre combate à Delta


A nova variante da Covid-19, que assombra a população mundial, é a Delta. Ela tem um poder de infecção maior que qualquer outra já detectada. O secretário executivo de Saúde, Daniel Beltrammi, em entrevista ao F5, ontem (10), explicou que a equipe da Secretaria de Estado da Saúde (SES) já vem se antecipando com estratégias para amenizar os efeitos da variante quando ele chegar a Paraíba. Uma dessas medidas foi usar as reservas das segundas doses para ampliar a vacinação da primeira dose nos paraibanos.

Ainda não foram registrados casos da Delta no Estado, mas Beltrammi afirmou que irá chegar o momento em que a variante irá circular entre os paraibanos. A imunização da população com a primeira dose, de acordo com Beltrammi, pode ser a estratégia mais “poderosa” para não ficar na “arquibancada” aguardando a variante se espalhar.

“A variante circulará entre nós. A decisão que nós tomamos, pedindo inclusive apoio, consultando a comunidade científica, os infectologistas da Paraíba, foi fazermos aquele movimento de antecipação de segundas doses em primeira. Hoje nós temos cerca de 48% da população em geral com pelo menos uma dose de vacina. Talvez essa seja a estratégia mais poderosa para não ficar na arquibancada vendo uma nova variante chegar”, explicou.

Beltrammi explicou que estar imunizado com pelo menos uma dose da vacina reduz os riscos de internação de casos moderados e graves, reduzindo a possibilidade de se chegar a óbito.

“Ela (a variante) vai chegar fatalmente, mas ter uma dose de vacina da uma proteção contra internação hospitalar para casos moderados e graves, que é o que potencialmente mata pessoas na ordem de 70%. Então esse é um movimento muito importante no tabuleiro de xadrez”, afirmou.

Apesar de todos os esforços que estão sendo feitos pela equipe da SES, para que o impacto da variante Delta não seja devastador, Daniel Beltrammi alertou que o momento ainda é de cautela.

“O momento que estamos vivendo agora não é a virada do jogo. O vírus tem potencial de nos fazer mal, mas não podemos tomar os solavancos que tomamos, então, para não ficarmos de expectador nós já tomamos medidas”, alertou.




Da Redação
com F5
Compartilhar no Google Plus
0 comentários (convencional)
comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO! O teor/conteúdo e/ou linguagem de cada comentário é de responsabilidade de quem o manifestou. No entanto, seguindo preceitos de ética e respeito, nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários que violem o propósito democrático do Portal Sem Censura PB ou que utilize-se de palavras inadequadas ou ofensivas à honra alheia.